Torneio realizado no Rio de Janeiro marcou o início da temporada 2021 do Circuito Nacional e do ciclo de Paris 2024 para as duplas do Brasil
Foram conhecidas na manhã deste domingo as duplas campeãs da primeira etapa da temporada 2021 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Na base da superação, Vitor Felipe e Renato conquistaram o ouro no masculino. Isso porque Vitor uma semana antes do torneio teve dengue e chegou ainda debilitado para o evento realizado na Urca, Rio de Janeiro. No feminino, o título ficou com a nova dupla do momento, formada por Rebecca e Talita.
A primeira etapa do Circuito Nacional marcou justamente o recomeço das duplas brasileiras após a decepção nas Olimpíadas de Tóquio, onde o país pela primeira vez na história dos Jogos não medalhou na modalidade. Aliás, dos oito atletas que disputaram as Olimpíadas no Japão, cinco deles estrearam com novas parcerias no torneio visando agora outro ciclo, o de Paris 2024 (entenda mudanças abaixo).
Na garra!
Na decisão do masculino, Vitor Felipe e Renato precisaram antes de mais nada vencer as adversidades pessoais para chegar ao título da etapa. Uma semana antes do torneio Vitor Felipe teve dengue e bastante debilitado fisicamente jogou na base da superação no Rio de Janeiro. Na grande final, os dois venceram a dupla formada pelos atletas olímpicos Evandro e Alvaro Filho. Vitória por 2 sets a 1, parciais 14/21, 21/13 e 15/11.
Vale lembrar que esse foi o primeiro torneio da dupla formada por Evandro e Alvaro. Os dois atletas que estiveram em Tóquio ao lado de outros parceiros agora se juntaram para o ciclo de Paris 2024 – Evandro foi companheiro de Bruno Schmidt no Japão, e Alvaro jogou com Alison Mamute.
Completando o pódio da etapa, o bronze ficou com Arthur e Pedro Solberg, que venceram Oscar e Saymon sem grandes dificuldades. Vitória simples por 2 sets a 0, parciais 21/14 e 21/15.
Estreia de peso
No feminino, Rebecca e Talita começaram com tudo o ciclo de Paris 2024. No primeiro torneio da dupla, as duas mostraram muita consistência para conquistar o título da etapa. Depois de vencerem na semifinal a única dupla remanescente de Tóquio 2020, Ágatha/Duda, elas superaram na grande decisão Barbara Seixa e Carol Solberg. Vitória por 2 sets a 0, parciais 21/18 e 21/14.
Ágatha e Duda completaram o pódio com o bronze. As atletas venceram na disputa do terceiro lugar Taiana e Hege em 2 sets a 0, parciais 21/11 e 21/15.
Confira as mudanças nas duplas pós-Tóquio 2020
Duplas Tóquio 2020
Ágatha/Duda
Ana Patrícia/Rebecca
Alison/Alvaro
Bruno/Evandro
Duplas atuais
Ágatha/Duda – confirmaram a parceria até o final de 2021
Rebecca/Talita
Ana Patrícia – ainda não definiu a nova parceira e disputou provisoriamente a primeira etapa ao lado de Maria Elisa. Foram eliminadas na fase quartas de final
Evandro/Alvaro
Alison/Guto – foram eliminados na fase quartas de final
Bruno Schmidt – passou por cirurgia no joelho esta semana e ficará fora do Circuito até o final do ano
*Com informações do Ge