Durante a cerimônia de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina, nesta quarta (8), que atenderá cerca de quatro mil pessoas, com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente (MDB), em breve pronunciamento, destacou que a UPA de Planaltina nasceu no dia 14 de janeiro.
Segundo ele, o governador iniciou o governo, junto com os secretários José Humberto (Governo) e Gilvan Máximo (Ciência, Tecnologia e Inovação).
“Sempre muito apressado e acelerado, convocou a CLDF para trabalhar no mês de janeiro logo depois das eleições e fomos aprovar dois projetos o serviço voluntário da Polícia Civil para que a delegacia e a possibilidade àquela época da construção de sete UPAs. Essa luta começou no dia primeiro de janeiro quando o governador Ibaneis assumiu o GDF”, contou.
Prudente aproveitou para cobrar empenho do deputado Abrantes para que seja construído o campo sintético na Estância, que já está empenhado o recurso para a obra. Ele também lembrou do processo de regularização de solo da Estância, onde o pessoal é trabalhador, batalhou e conquistou a sua casa.
“E a empresa que está vendendo o terreno está cobrando caro demais. Vamos ajudar a desfazer esse imbróglio, tenho certeza que o seu desejo é entregar as escrituras a essas pessoas”, convocou
“Não aquela escritura fajuta que foi entregue pelo governo anterior, mas a definitiva, de graça para as pessoas que mais precisam”, concluiu o presidente da CLDF.
O deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT), bastante conhecido pelos trabalhos realizados em prol da população de Planaltina, disse que “tem gente que pensa que é fácil chegar aqui, com críticas em redes sociais, que é fácil pegar a saúde do jeito que o governador Ibaneis Rocha pegou e trazer até esse ponto”.
“De 2008 para cá não foi assentado um tijolo para a saúde em Planaltina. Essa parceria, essa amizade, esse trabalho feito com o governador Ibaneis Rocha nós já inauguramos a UBS lá do Bombeiros, o governador está conosco inaugurando a UPA da Estância. Eu acho que ele vai anunciar daqui a pouco a data da inauguração da UBS do Vale do Amanhecer.”
Abrantes informou que nesta terça (7) iniciou a obra da área de radiologia do Hospital Regional de Planaltina com emenda dele. A cereja do bolo, segundo o parlamentar, é o novo bloco do Hospital Regional de Planaltina com UTI.
“Para mim a politica tem que ser feita para o bem comum. Isso é política bem feita. Projetos individuais ficam para segundo plano. O importante é trabalhar para a população”, ressaltou o deputado emendando que “nós não vamos parar de fazer o melhor para Planaltina e ao DF”.
A ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL), afirmou ser muito bo estar na Estância inaugurando uma UPA. Ela ressaltou que o Brasil como um todo passa por uma situação muito difícil. A demanda é grande. “Problemas de saúde não podem esperar”, frisou.
Em conversa, no ano passado, por telefone, com o govenador Flávia informou que havia recurso por meio de emenda para colocar e perguntou onde poderia ser investido.
“Ele respondeu: ‘na construção das sete UPAS’. Então está pronto. Hoje, poder inaugurar mais um equipamento público como esse nos dá a certeza de que estar na vida pública, mesmo com todas as dificuldades, vale a pena quando a gente vê a UPA já funcionando com servidores trabalhando para atender as pessoas que mais precisam”, salientou a ministra.
Ela agradeceu ao secretário da Saúde, Manoel Pafiadache, que “agora com mão firme toca a saúde do DF, mas eu quero cumprimentar toda a população de Planaltina, porque é a cidade-mãe do DF. É aqui que a gente tem todas as raízes culturais”.
Flávia elogiou o deputado distrital Cláudio Abrantes por não ter deixado de lado, “que sempre fez isso de forma enérgica e nunca deixou que Planaltina ficasse abandonada por saber quanto essa população precisa”.
A ministra também agradeceu o carinho e o apoio incondicional da bancada do DF na Câmara na pessoa do deputado Júlio César, que é incansável na busca por recursos da saúde.
“Eu tenho prazer de estar com o senhor, sabendo que a nossa identidade a cada dia se demonstra mais, pela sua gestão, vontade, pela sua coragem, determinação com o povo de Brasília e do Distrito Federal. Conte comigo, com uma amiga, parceira para todas as horas, para tudo que essa população precisar”, agradeceu Flávia, acrescentando que a entrega é merecida pela população de Planaltina e que será mais uma de muitas que virão.
O deputado federal, Júlio Cesar (Republicanos-DF), que já direcionou verbas por meio de emendas no valor de R$ 8 milhões para a saúde do DF, lembrou que a UPA é uma aspiração antiga da população e que agora se concretiza com o governo Ibaneis Rocha.
O O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, contou que na noite de terça (7), estava com a equipe toda colocando a brita, as árvores, terminando de arrumar a UPA para inaugurar hoje.
“Às 07h30 a equipe já estava aqui. E eu estou usando a palavra para valorizar cada um desses trabalhadores, que estão trabalhando para que o senhor possa entregar o compromisso com a população.”
José Humberto afirmou que a UPA de Planaltina está pronta para ser utilizada pela população. E nas segunda quinzena de dezembro será inaugurada a UPA do Vicente Pires e na segunda de janeiro a UPA de Planaltina e lhe informar que os projetos da UPA do Guara e da Estrutural já estão em andamento e poderá ser licitada no início do próximo ano.
“É isso o que a gente faz. É um governo unido, trabalhador, com o compromisso de fazer entrega do que a população precisa”, complementou José Humberto.
O diretor-presidente do IGES-DF, Gislei Morais de Oliveira, assinalou que se trata da quinta UPA construída, e que não nasce de árvore. Na verdade ela é construída e dá trabalho. “Em plena pandemia quando a nossa estrutura de país ficou abalada, tivemos dificuldade em conseguir material. E mesmo assim as UPAs estão sendo construídas.”
Ele lembrou que a UPA é apenas o invólucro. E o que interessa depois, são as pessoas que vão entrar na UPA. São 146 funcionários, colaboradores do Instituto. “E, com certeza, estarão mais próximos da nossa população trazendo saúde para o povo”.
Ele informou que no momento são contratados mais de mil funcionários para trabalhar nas UPAS. Há, inclusive dificuldade de contratar alguns profissionais. Os nossos profissionais estarão aptos a fazer atendimento humanizado.
“É isso que nos queremos, é isso que vai acontecer a partir de hoje”, disse ele, acrescentando que uma paciente, que estava no local, já havia sido atendida na UPA de Planaltina, antes mesmo da inauguração.
O secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, enfatizou que a UPA inaugurada coloca a saúde mais próxima da população. E que a partir das 14h desta quarta estaria aberta aos cidadãos. Ele destacou que a missão é levar o máximo de saúde também.
Estiveram presentes ainda a secretária da Mulher, Éricka Fellippeli, Vanessa Mendonça (Turismo), Marcelo Piauí entre outras autoridades e servidores da saúde.
Foto: Reprodução / vídeo / Agência Brasília