Nova tecnologia já em uso na Europa busca combater infrações recorrentes e aumentar a segurança no trânsito brasileiro
Entre janeiro e outubro de 2024, o Brasil registrou mais de 5 milhões de infrações por excesso de velocidade, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Diante desse cenário preocupante, soluções tecnológicas mais eficazes têm sido testadas para coibir abusos nas vias, especialmente nas rodovias.
Uma dessas inovações é o radar de velocidade média, tecnologia que vem sendo utilizada há anos na Europa e agora começa a ser avaliada no Brasil. Diferente dos radares convencionais — que registram a velocidade apenas no ponto exato de sua instalação —, esse novo modelo calcula a velocidade média entre dois pontos da via.
O sistema funciona de forma simples e eficaz: dois sensores são instalados em diferentes trechos da rodovia. Eles registram a hora exata em que um veículo passa por cada ponto e, com base no tempo decorrido e na distância percorrida, calculam a velocidade média. Se ela for superior ao limite permitido, o motorista é multado — mesmo que não esteja acima do limite exatamente no momento em que passa pelos sensores.
Para ilustrar: se um trecho de 1 km tem limite de 60 km/h, o tempo mínimo para percorrê-lo legalmente é de 60 segundos. Um carro que complete o trajeto em 45 segundos está, na prática, a 80 km/h, e portanto, acima do permitido.
Tecnologia em fase de testes no Brasil
Os radares de velocidade média já estão sendo testados em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Distrito Federal e Uberaba (MG). Apesar de os equipamentos estarem operacionais, a fiscalização ainda não é válida legalmente, pois o sistema não foi regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro nem homologado pelo Inmetro.
Segundo Guilherme Araújo, presidente da Velsis, empresa especializada em soluções para mobilidade urbana, os testes atuais têm caráter educativo. “A legislação atual não prevê especificamente a fiscalização por velocidade média, por isso os testes têm esse objetivo de conscientização”, explica.
Resultados na Europa
Na Suécia, a adoção dos radares de velocidade média combinada à redução do limite de 90 km/h para 80 km/h resultou em redução de 3,6 km/h na velocidade média, o que gerou queda de 61,6% nas mortes e 33,4% nos feridos graves em acidentes. O dado faz parte do estudo Spot Speed Cameras in a Series, publicado em 2024 após duas décadas de análise de mais de 200 trechos rodoviários no país.
Além da Suécia, países como França, Espanha, Itália e Portugal já utilizam amplamente esse tipo de fiscalização. O modelo é apontado por especialistas como uma das formas mais eficazes de promover segurança viária de forma contínua, sem depender de radares pontuais.