RACISMO, NÃO! VIVA MARTIN LUTHER KING, VIVA VINÍCIUS JR!

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Direto de Memphis, Tenesse-EUA,

 

Hoje é 4 de abril! Mas, e daí, né?!? O Brasil comemora mais o dia 1º de abril porque é o dia da mentira. É isso aí… A idiotice é sempre mais privilegiada que a razão, que a inteligência, que a sabedoria, que a ética.

 

Estou em Memphis, Tenesse, nos EUA, para lançar o último álbum da trilogia autoral de DOCTOR JUDI, ‘Deadly Joke”(vide Spotify, Youtube Music, Claro Música, deezer e demais plataformas musicais) e sei que aqui é um dos territórios mais racistas do Planeta Terra. Aliás, aqui, hoje é aniversário da morte de Doctor Martin Luther King.

 

O cara fez doutorado e foi o maior ativista negro dos mais fodásticos que já houve; pastor da igreja Batista; casado com Coretta Scot; sentenciado à prisão, esfaqueado em 1958, escapou do BLOODY SUNDAY ou domingo sangrento(cantado pelo U2) nos protestos da cidade de SELMA e finalmente assassinado às 6:01h do dia 4 de abril de 1968, tendo apenas 39 anos de idade, tudo PORQUE ERA NEGRO.

 

Doctor King estava hospedado no Quarto 306 do Motel Lorrainy, e antes que você comece a julgar e dizer que motel é lugar de putaria, saiba que aqui nos EUA não passa de um hotel simples. Doctor King estava aqui em Memphis, Tenesse, para apoiar uma greve de lixeiros da cidade, quando às 18:01h foi à sacada de seu quarto e foi alvejado por um tiro que atingiu sua bochecha e desceu pelo pescoço.

 

Segundo o reverendo Jesse Jackson, que estava presente, as últimas palavras de King foram ditas ao músico Ben Branch, que estava programado para se apresentar naquela noite em um evento em que King estava presente: “Ben, certifique-se de tocar ‘Take My Hand, Precious Lord’ na reunião hoje à noite. (ao final coloco o link desse gospel, caso deseje ouvir)

 

Estive na Grécia algumas vezes e da última, em 2019, consegui visitar as escavações arqueológicas da escola LICEU, de Aristóteles, meu filósofo preferido, que assim como Jesus tinha preferência por alguma figura de linguagem. Jesus pelas parábolas e Aristóteles por silogismo. Aristóteles diria: Todo ser humano merece respeito e amor. Um homem e uma mulher são seres humanos. Logo, homens e mulheres merecem respeito.

 

Por que raios nesta vida há racismo? O dicionário mais famoso do mundo é o OXFORD e ele define a p… do racismo como “A incapacidade ou recusa de reconhecer os direitos, necessidades, dignidade ou valor de pessoas de determinadas raças, ou origens geográficas”. Em que pese o conceito de raça estar errado até mesmo no OXFOR, pois existe apenas uma raça, a humanidade, o que diz faz sentido. Porque existem nesta curta e tosca vida pessoas que negam a humanidade em alguém em razão de sua cor, origem, religião, procedência e o c… a quatro? Vou morrer sem entender a mente dos idiotas!!!

 

Pois bem, hoje às 18:01h estou gravando aqui em MEMPHIS, Tennesse, EUA, para um documentário sobre Doctor Martin Luther King Jr. Aliás, já gravei algumas cenas em uma igreja Batista da Carolina do Sul, que neste mesmo dia lhe prestava homenagem. Espero ter oportunidade de exibir este documentário antes de morrer. Se morrer antes, ao menos ficou o registro.

 

Como sou da família “Vieira”, descendente direto de portugueses da região do Dão, bem ao norte em Portugal, onde estive algumas vezes, e por parte de pai sou descendente de indígenas lá da região da Paraíba(continuo investigando se Tabajaras ou não), sou provindo de minoria. Além disto, venho de família muito pobre, o mais excluídos dos guetos, e sempre tive amigos pretos e amo a cultura africana, o “Blues”, o “Soul” e a diversidade na vida, eu entendo a luta de Doctor Martin Luther King Jr., ao mesmo tempo, em que desprezo e odeio todo tipo de discriminação.

 

Ao mesmo tempo, em que 4 de abril é um dia triste aqui nos EUA, é também dia de lembrar Martin Luther King Jr., que tombou por uma causa justa, a liberdade e o respeito por todas as pessoas, independente de cor, origem, credo, procedência ou condição econômico.

 

Fico aqui comigo pensando no quanto Vinícius Jr, ex-jogador do Flamengo e atualmente no Real Madrid, tem sofrido na Espanha. Aliás, que racismo estranho esse de muitos espanhóis… Em pleno século XXI é de um retrocesso, uma falta de humanidade e uma ignorância que deveria estar sepultada há séculos.

 

Racismo não! Nunca fez nem fará sentido! Racismo é atitude de idiotas, imbecis, de irracionais que coisificam o humano, e humanizam coisas.

Foto: CBF – Vinícius Jr. chora em coletiva da seleção brasileira ao falar do racismo que sofre na Espanha… Força Vinícius!

VISITE:

www.paralelo43.com.br

Escolha um livro e o adquira. A venda de meus livros também financiam pessoas carentes, projetos sociais e culturais. Receba meu abraço e agradecimento.

 

Acompanhe também por meus canais no YouTube:

@ESCRITOR JUDIVAN VIEIRA, canal do escritor (assista a vídeos da jornada que iremos postando)

@DOCTORJUDIOFICIAL, canal do cantor e compositor (assista a vídeos da jornada que iremos postando)

Instagram e FB: judivan j vieira

Mais lidas

Senac-DF promove Avança Tur para profissio...
Ibaneis valoriza técnicos em enfermagem co...
GDF supera expectativa e arrecada mais de ...