Maior reservatório do Distrito Federal, o Descoberto atingiu 19,91% às 7h30 desta segunda-feira (9). Assim, ele volta abaixo do nível crítico de 20%, que tinha sido superado em 21 de novembro. O pior índice foi alcançado em novembro do ano passado, quando o reservatório atingiu volume de 19,3%.
Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), o índice ruim do Descoberto – responsável por abastecer 61% do DF – aumenta o risco de implantar o racionamento. Apesar disso, a companhia destaca que só tomará uma decisão sobre o assunto no fim deste mês e que espera sinais de melhora nas medições já no fim desta semana.
“Estamos estudando as medidas cabíveis e vamos ter um posiconamento até o fim do mês. Já estamos prevendo uma melhora nos reservatórios ainda essa semana, a partir de quarta-feira, quando as chuvas devem voltar por alguns dias”, informou a Caesb. A companhia manteve posicionamento divulgado em nota em novembro, quando foi autorizada a fazer o racionamento pela Adasa.
A nota informava que a Caesb vai implantar o racionamento quando considerar ser “o momento mais oportuno” e que “para isso, levará em consideração três fatores: o ritmo de queda dos reservatórios, as previsões de chuva para o Distrito Federal, e o nível de consumo de água pela população”.
Segundo reservatório que abastece o DF, a bacia de Santa Maria apresentou nível de 41,67% e preocupa menos. De acordo com a Adasa, uma nova medição será feita na tarde desta segunda, antes das 18h.