Raad Massouh é responsável por ações sociais que trazem amparo aos moradores de Sobradinho

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

As instituições Raad Massouh e Viva Sobradinho atendem famílias carentes da região e pretendem expandir as obras sociais por meio de parcerias.

 

*Larissa Azevedo

 

Raad Mtanios Massouh é um político e empresário brasileiro que se entrega a projetos sociais na cidade de Sobradinho (DF) há anos.

Atualmente, preside dois institutos de caridade: o que foi batizado com seu nome – Raad Massouh – e Viva Sobradinho. Massouh integrou a Câmara Legislativa do Distrito Federal durante sua quinta e sexta legislaturas, de 2010 a 2013.

O espaço Raad Massouh é uma continuidade do grupo Viva Sobradinho, que presta solidariedade a famílias carentes de Sobradinho (DF) desde 2007.

Segundo um dos voluntários do projeto, são entregues cerca de 900 marmitas por dia na região. Além das marmitas, as instituições doam kits de bebê para gestantes e cobertores para a população em geral.

 

A produção e a entrega das sopas fazem parte da obra social dos institutos Raad Massouh e Viva Sobradinho. Imagem: Raad Massouh/Reprodução

Natural da Síria, Massouh se mudou com a família para o Brasil aos 4 anos de idade. Começou a trabalhar desde cedo, aos 14 anos, e passou por várias áreas.

Em 2006,a população de Sobradinho começou a pedir sua entrada no mundo da política, como forma de implementar mudanças pela cidade em que mora há bastante tempo. Apesar de nunca ter tido contato com o ramo político, o resultado de sua primeira candidatura foi um sucesso.

Confira íntegra da entrevista com Raad Massouh, abaixo:

Tudo OK Notícias: Levando em consideração a crise gerada pelo Coronavírus, que afetou setores produtivos e recortes sociais da capital, qual a relevância do incentivo a ações que objetivam o bem público?

Raad Massouh: Bastante importância! Eu tinha a intenção de abrir o Raah Massouh em agosto. Com a pandemia, devido à necessidade, a abertura do instituto Raad Massouh – parceiro do Viva Sobradinho – foi antecipada. No primeiro momento, cerca de 52 mil marmitas foram entregues pelas regiões de Sobradinho à população; tudo muito higienizado. Cerca de 500 cestas básicas foram entregues também.

Tudo OK Notícias: Quais são os projetos sociais a que o senhor está se dedicando?

RM: Estou me dedicando aos institutos Viva Sobradinho e Raad Massouh. Uma novidade é que, em breve, será aberta uma segunda unidade do Raad Massouh, que será em Taguatinga. Lá, serão distribuídas cerca de 160 marmitas.

Tudo OK Notícias: O que o compromisso com projetos sociais representa à população do DF?

RM: Representa grande relevância, em especial, para a população mais carente. Nós temos ajudado bastantes pessoas; isso é um grande sinal de que esse trabalho é indispensável.

Tudo OK Notícias: Para dar prosseguimento às obras sociais, o senhor contou com quais apoios?

RM: Contei com muito apoio da RM Clínica de reabilitação química e saúde mental, Associação dos Moradores do Grande Colorado (AMGC), Mercado Ultrabox, Sementes Pinheiros e, claro, com o grande trabalho de 30 voluntários – que fazem tudo com muito amor.

Tudo OK Notícias: A execução de obras sociais, que possuem, como intuito, proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos, são capazes de proporcionar também satisfação pessoal para quem as realiza. Dessa forma, o que o motiva a dar continuidade aos projetos e o que eles representam na sua vida?

RM: Eu já tinha uma certa experiência com o voluntariado. Enxerguei, na pandemia, uma oportunidade de satisfazer as necessidades da população. Quanto mais eu ajudo, mais eu tenho vontade de ajudar. É algo do espírito; do coração. (sic)

Parcerias 

De acordo com o gestor das instituições, Raad Massouh, há muitos projetos e propostas em estudo.

Um dos projetos é firmar parceria com a clínica de reabilitação química, RM Clínica, para abrir um centro semelhante ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps). “A clínica conta com psicólogo, psiquiatra, terapeuta, entre outros. Tudo será de graça”, salienta.

Recentemente, o Viva Sobradinho fechou outra parceria. Desta vez, com o Hospital do Amor, referência na luta contra o câncer e presente em vários estados do país. Para Raad Massouh e a coordenadora do hospital com sede em Barretos (SP), Márcia Marques, o objetivo é aumentar o “local do amor” dentro de Brasília.

“O propósito do Hospital do Amor é oferecer atendimento humanizado com excelência e 100% pelo SUS. Somos referência na América Latina, pois fomos os primeiros a implementar procedimentos humanizados”, diz a coordenadora do Hospital do Amor no DF, Márcia Marques, que acompanhava Massouh.

Ela conta que em 2019, o centro oncológico realizou mais de 1 milhão de atendimentos por todo o Brasil. A união do instituto ao hospital deseja triplicar os atendimentos na capital. Em 2019, teve 3 mil procedimentos executados em Brasília.

*Estagiária com supervisão de Maurício Nogueira

 

Mais lidas

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL E...
Otimismo marca comércio do DF para o Dia d...
O nó da gravata
...