Quem será o novo governador do Distrito Federal?

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Nesta última semana de corrida eleitoral, o candidato ao governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), aparece como líder nas pesquisas, bem à frente de Rodrigo Rollemberg (PSB), com quem disputa o segundo turno. Com plano de governo detalhado em 69 páginas e homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral, Ibaneis apresenta propostas nas mais diversas áreas: educação, saúde, transporte, geração de emprego, segurança pública… Todas são importantes, mas a que mais tem despertado o interesse do eleitor é a área da segurança pública, em vista da crescente crise de insegurança vivenciada na rotina dos brasileiros.

Levantamento recente feito pelo instituto Paraná Pesquisas apontou que o maior medo da população é o aumento da violência, maior até que o medo de ficar desempregado ou de ficar doente e não ter assistência médica. Entre algumas das medidas previstas pelo “buritizável”, estão a reestruturação e o reequipamento de delegacias fechadas, para que voltem a funcionar 24 horas por dia; a implementação de planos de carreira para os servidores públicos da área de segurança pública (policiais civis, militares e agentes penitenciários); a capacitação de servidores para atuar no acolhimento de cidadãos pertencentes a grupos vulneráveis vítimas de qualquer tipo de violência; a redução de efetivos empregados em atividades-meio, por meio da modernização da gestão e da participação dos policiais militares da reserva nessas atividades; e a implantação de um canal único de atendimento ao cidadão, o “Botão do Pânico”, integrando os órgãos de segurança pública em chamadas de urgência e emergência (Samu, Bombeiros, Detran e polícias Civil e Militar), por meio de telefone, aplicativo de celular e plataforma na internet.

Ibaneis Rocha tem mostrado disposição para priorizar a segurança pública no DF, unidade da Federação conhecida por possuir umas das melhores polícias do Brasil, com capacidade técnica para resolver ocorrências, conduzir investigações e construir uma relação de confiança com a população. Também tem as qualidades para se apresentar como uma opção aos eleitores que querem escolher um representante com base em sua trajetória pessoal, o que diz muito sobre o candidato. É estreante na política, chega motivado para realizar um mandato diferente, sem os vícios da velha política.

Os primeiros seis meses serão fundamentais para definir as estratégias mais eficazes no combate à sensação de medo dos brasilienses. Os cidadãos querem ter paz para trabalhar, investir, empreender, empregar, gastar. Não aguentam mais a impunidade que só faz aumentar. O futuro governador do Distrito Federal deve buscar ouvir os moradores por meio de uma pesquisa bem conduzida, capaz de orientar melhor as ações do governo na questão de redução da criminalidade. Ibaneis, com sua coligação “Pra Fazer a Diferença”, tem grandes chances de emplacar uma gestão mais próxima dos anseios dos brasilienses.

Você Ibaneis tem oportunidade de entrar para a história

Policial federal, Carlos Arouck é formado em Direito e Administração de Empresas, instrutor de cursos na área de proteção, defesa e vigilância, consultor de cenários políticos e de segurança pública, membro ativo de grupos ligados aos movimentos de rua.

Mais lidas

Critério para não cair em engodo ideológico
Vai começar uma nova temporada do Sesc Est...
Oficina do Jovem Empreendedor leva capacit...
...