Python ou Java? Qual linguagem tech será mais dominante em 2024?

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Python manteve sua liderança no ranking de linguagens mais utilizadas em 2023 e deve continuar como protagonista neste ano

 

 

No cenário tecnológico atual, dominado por linguagens como Python, Java, Javascript e C#, as projeções para 2024 indicam que o Python continuará em destaque, impulsionado pela expansão significativa da Inteligência Artificial no mercado de tecnologia.

 

De acordo com o índice TIOBE da comunidade de programação, o Python manteve sua liderança no ranking de linguagens mais utilizadas em 2023, seguido das linguagens C, C++, Java e C#.

 

“Claro que tudo isso pode mudar em poucos meses com o surgimento de alguma nova linguagem e, por isso, é importante sempre se manter antenado nas novidades”, explica Alexandre Previley, consultor de fábrica de software da Belago Technologies, integradora de tecnologias que fornece soluções completas para empresas.

 

Como o Python se tornou tão popular?

O Python se tornou muito popular por três principais razões:

  1. Facilidade em aprender;
  2. Facilidade em usar;
  3. Bibliotecas relacionadas a Machine Learning e inteligência artificial, temas “da moda” no momento.

 

“As diferenças entre Python e Java são muitas, incluindo sintaxe, tipagem, desempenho, paradigmas de programação, comunidade e ecossistema e manuseio de erros.  Ambas as linguagens têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre Java e Python muitas vezes depende do contexto específico do projeto, dos requisitos e das preferências da equipe de desenvolvimento”, comenta Alexandre.

 

Ensino das linguagens nos cursos superiores e a distância

 

O mundo acadêmico é um dos responsáveis pela evolução para conectar-se mais com as necessidades do mercado. “Antigamente, aprendia-se C e um pouco de Java nas faculdades de tecnologia, e investia-se muito tempo da grade em disciplinas desconectadas do mercado, fator que mudou muito com os anos, com os interessados passando a encontrar cursos superiores com Python e outras linguagens mais atuais em suas grades além de matérias relacionadas”, explica o especialista.

 

Além disso, as plataformas de ensino tecnológico a distância cumprem um grande papel na cobertura das lacunas deixadas pela academia na formação de profissionais para o mercado.

 

“Eu acredito muito na aquisição de conhecimento através da prática. Meu conselho pra quem quer ingressar nesta área é “codar” (gíria para codificar, programar, escrever código-fonte). Escolha uma linguagem relevante para o mercado, assista vídeos em plataformas renomadas e para praticar, você pode se envolver com iniciativas do terceiro setor, assim, além de aprender e conhecer ótimos profissionais, ajuda o mundo”, opina Previley.

 

A tecnologia está evoluindo rapidamente e as linguagens de programação desempenham um papel fundamental nesse avanço. Nesse contexto, tanto as linguagens Java e Python estão prontas para ajudar os programadores a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no futuro.

 

A  evolução das plataformas de low code e no code, que oferecem soluções que demandam pouca (low code) ou nenhuma (no code) programação, podem revolucionar o mercado de tecnologia nos próximos anos.

 

Diante deste cenário, é possível enxergar cada vez mais usuários das áreas de negócio aprendendo lógica de programação para poder operar soluções que tendem a “fabricar” o código fonte, que pode representar uma quebra de paradigma em torno de papéis e responsabilidade dentro do ciclo de desenvolvimento de software.

Mais lidas

Maio Laranja: GDF combate exploração infan...
Webinar gratuito orienta como ser uma Empr...
Senac-DF: Curso de florista atende demanda...
...