PT apoia eleição de Nicolás Maduro, enquanto Lula mantém silêncio e países latino-americanos desconfiam do resultado
O Partido dos Trabalhadores (PT) manifestou apoio ao resultado das eleições venezuelanas deste domingo (28), que confirmaram a vitória de Nicolás Maduro, apesar das suspeitas de fraude. Em nota, o PT classificou o pleito como uma “jornada importadora, democrática e sóbria” e responsabilizou as “sanções ilegais” pelos problemas enfrentados pelo país.
Enquanto o presidente Lula manteve silêncio, o Itamaraty emitiu um comunicado reconhecendo o “caráter pacífico” das eleições, mas preferiu esperar mais informações para se posicionar. Em contraste, vários países da América Latina, como Argentina, Peru, Chile e Uruguai, expressaram desconfiança sobre a transparência do processo eleitoral e alguns já declararam que não reconhecerão o resultado.
No final do dia, o presidente Maduro tomou uma atitude drástica ao cortar relações diplomáticas com os países críticos e expulsar seus diplomatas da Venezuela.
Nota oficial do PT
“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada importadora, democrática e sóbria. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que anunciou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receberem, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. É importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida danos por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.”
Executiva Nacional do PT