PT apoia Baleia para travar pretensões de Bolsonaro na Câmara, define Gleisi

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O PT definiu, no final da tarde desta terça (4), que o apoio de partidos de oposição à candidatura de Baleia Rossi (MDB) é preciso para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados”.

A declaração está em nota que o partido acaba de divulgar para anunciar a decisão de sua bancada de apoiar o emedebista.

O texto, assinado por Gleisi Hoffmann (presidente do partido) e Enio Verri (líder do partido na Câmara), não cita o resultado apertado da votação da bancada: 27 votos a 23.

“O PT entende que esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados e, neste sentido, destacamos o compromisso de que serão utilizados todos os instrumentos do Poder Legislativo, como a instalação de CPIs, a convocação de autoridades, a edição de decretos legislativos, o exame e resposta institucional a todos os crimes praticados por autoridades do executivo, inclusive o presidente da República.”

Direitos essenciais

Segundo a nota, o apoio foi confirmado após Baleia firmar compromissos em defesa da democracia, independência do Poder Legislativo e de uma agenda legislativa que contemple direitos essenciais da população”.

“O PT elencou ainda uma série de propostas que devem ser consideradas por Baleia, como o acesso universal a vacinas contra Covid-19, a prorrogação do auxílio emergencial ou ampliação do Bolsa Família e a tributação sobre a renda dos mais ricos.

O PT tem bastante claro que a aliança com partidos dos quais divergimos politicamente, ideologicamente e ao longo do processo histórico se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais, concluiu o partido.

 

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...