Adequações visam proporcionar maior segurança e conforto a pacientes, familiares e funcionários, em um ambiente que atende até cem crianças por dia
Até o final de abril, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) terá seu pronto-socorro pediátrico revitalizado, com melhorias que incluem pintura, troca de piso, adaptações nos banheiros e mobiliário, além de melhorias na climatização. As redes elétrica, hidráulica e de gases também foram completamente renovadas.
“Estamos criando melhores condições de acolhimento, garantindo um ambiente digno e seguro, além de ampliar a assistência”, afirma José Henriques Barbosa de Alencar, diretor do HRT. Em 2023, o hospital realizou mais de 208 mil atendimentos na emergência, com uma média superior a 570 por dia. O pronto-socorro pediátrico sozinho atendeu uma média diária de cerca de 50 pacientes, com picos que ultrapassaram cem.

Alterações específicas e integração
Marluce Batista Rossi, gerente de emergência do HRT, destaca a melhoria no leito de isolamento, fundamental para pacientes com doenças altamente infecciosas. “Em casos de infecção pulmonar, por exemplo, isso faz toda a diferença”, explica. Ela ressalta ainda que, dependendo da necessidade, outros setores do hospital são mobilizados para atendimento pediátrico, como centro cirúrgico, laboratórios e ortopedia.
A coordenação entre as áreas permitiu manter o pronto-socorro pediátrico em funcionamento durante as obras de revitalização, iniciadas em fevereiro deste ano. Todos os equipamentos, macas, berços e profissionais foram realocados para uma área próxima à internação infantil, garantindo a continuidade do serviço. “É uma solução temporária, mas não falta nada”, assegura o pediatra Elvando Luis de Souza, um dos 18 profissionais da emergência do HRT.
A revitalização do pronto-socorro pediátrico é parte de uma série de melhorias realizadas no hospital por meio de um contrato de manutenção assinado em 2022. Setores como oncologia, oftalmologia, endocrinologia, UTI e patologia clínica já receberam benefícios. No pronto-socorro adulto, a instalação de biombos destaca-se como medida para proporcionar mais privacidade aos pacientes.