Promotoria da Infância e da Juventude recebem salas para atendimento humanizado

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) inaugurou nesta terça-feira, 9 de abril, mais salas do Espaço Cidadão e do Espaço Digital. Desta vez, a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude foi a contemplada.

O objetivo é oferecer ao público um atendimento de excelência. No Espaço Digital, as pessoas que não têm acesso à internet, ou que possuem dificuldades com a conectividade, poderão fazer videochamadas com promotores de Justiça e com servidores do MPDFT de outras unidades, ou até mesmo participar de audiências remotas. Já o Espaço Cidadão é direcionado ao atendimento presencial. As instalações também contam com brinquedoteca e hall de espera.

Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, reforçou a importância do atendimento ao público. “Precisamos atender bem o cidadão, atender bem a vítima, e o local importa para que eles se sintam bem acolhidos. Vamos conseguir entregar essa sala em todas as unidades do MPDFT, mas aqui é muito especial, pois a infância e a adolescência são uma prioridade”, afirmou.

A coordenadora do Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav), promotora de Justiça Jaqueline Gontijo falou sobre o empenho em humanizar a acolhida do público. “Esse é muito mais que apenas um espaço físico. Essa sala demonstra o esforço efetivo do Ministério Público nacional em atender de forma adequada o cidadão, especialmente a vítima”, disse.

Já a promotora de Justiça e assessora de Políticas de Atendimento ao Público da Procuradoria-Geral de Justiça, Thaise Dezen falou sobre a relevância do atendimento na transformação social. “Esse espaço reforça a mensagem que o Ministério Público está de portas abertas para a sociedade. A transformação social começa nesse espaço, com o acolhimento de crianças e adolescentes. Não há promoção social que não possamos fazer juntos. Que seja uma mudança no nosso contato com a sociedade”.

Por fim, a coordenadora das Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, promotora de Justiça Rosana Viegas, agradeceu todos os envolvidos. “Gostaria de agradecer a todos os servidores, terceirizados, membros que trabalharam no evento e também para que a inauguração desse espaço fosse possível”, reconheceu.

Além de integrantes do MPDFT, participaram do evento a defensora público do Núcleo da Infância e da Juventude, Priscila Moura, o subsecretário de Assistência Social, Coracy Chavantei, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Lima, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da OAB, Charles Bicca, o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do DF, Gustavo Henrique, o delegado-chefe da Delegacia da Criança e do Adolescente, Gilberto Maranhão, e a chefe do Centro de Políticas de Segurança Público da PMDF, major Isabella.

As promotorias de São Sebastião, Planaltina, Ceilândia, Samambaia, Gama, Taguatinga, Brasília II, Paranoá e Santa Maria também já receberam o espaço. O projeto segue a proposta da Portaria Normativa nº 829/2022, de Política de Atendimento ao Público do MPDFT, que estabelece princípios, diretrizes, compromissos e metas. Prioridade da atual gestão, a iniciativa segue resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Mais lidas

Os alienados
Fila VIP para visitar Bolsonaro em prisão ...
Caiado acusa Lula de inércia diante de tar...
...