No data was found

Projeto esloveno de apicultura em exposição na CLDF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Exposição na CLDF destaca projeto esloveno de apicultura em quilombo no Pará

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) abriu na última quinta-feira (27) a exposição “Desenvolvimento da Cadeia de Produção Apícola na Comunidade Quilombola África em Abaetetuba-PA”, organizada pela Embaixada da República da Eslovênia em Brasília. A mostra, com registros da jornalista e fotógrafa Claudia Godoy, fica no foyer do Plenário até o início de agosto, com visitação gratuita.

 

Composta por 30 fotografias, a exposição revela o impacto do projeto esloveno no Quilombo África, localizado em Moju, nas proximidades de Belém (PA). A iniciativa envolveu a instalação de 30 colmeias no quilombo para apoiar a preservação da floresta Amazônica e proporcionar uma renda extra às famílias quilombolas. As abelhas introduzidas são de espécies nativas do Brasil, facilitando a criação e minimizando impactos negativos na flora e fauna locais.

 

“A Eslovênia prioriza o cuidado com o meio ambiente, sustentabilidade e acesso universal à água”, disse a embaixadora Mateja Kračun na abertura. Ela destacou a importância da apicultura para a segurança alimentar e a proteção da biodiversidade. “As abelhas e outros polinizadores garantem a manutenção ecológica nos habitats”, afirmou Kračun.

Claudia Godoy ressaltou a contribuição da embaixada para a preservação da floresta e a geração de renda para a comunidade. A presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF, Jane Marrocos, celebrou a parceria que “entrelaça Brasil e Eslovênia pelo mel” e a função da Câmara como a casa de todos os povos.

 

Eslovênia: tradição em apicultura

A Eslovênia é o berço de Anton Janša, considerado o pai da apicultura moderna. Em reconhecimento ao seu legado, a ONU instituiu o Dia Mundial da Abelha em 20 de maio, enfatizando a importância da preservação das abelhas, essenciais para a polinização de grande parte das frutas e verduras. A Eslovênia tem promovido milhares de projetos com abelhas globalmente nos últimos seis anos, colaborando na recuperação de ecossistemas e no apoio a comunidades vulneráveis.

 

Com informações Agência CLDF

Mais lidas

GDF investe R$ 35 milhões em programas soc...
Sesc Tradições Juninas 2024 chega ao Guará...
Escândalo do Arroz: Comissão convoca ex-di...
...