PROJETO CULTURAL : LIVES – “BRASILIA TEM CULTURA CARNAVALESCA”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Respeitando o momento epidemiológico da pandemia que estamos vivendo, o Carnaval, assim como os demais eventos culturais, tiveram que se reinventar. Baseando-se nesta realidade, à Secretaria de Cultura e Economia Criativa( Secec) em parceria com União das Escolas de Samba de Brasília (Uniesbe) desenvolveram uma política de fomento para fortalecer às Escolas de Samba de Brasília.

O Projeto surgiu com o convite da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal para um seminário de carnaval, onde foi discutido uma maneira de fomentar às agremiações das Escolas de Samba de Brasília e ter um renascimento do Carnaval na Capital Federal. Dentro deste seminário foi informado que teria um edital que falaria sobre “Escolas de Carnaval”, para capacitar as Escolas de Samba no resgate de seus instrumentos, percussão, oficina de capacitação de diretores, no fomento cultural das escolas e investimentos de editais, onde foi debatido preposições de parcerias do setor privado. Com isso, a secretaria lançou baseado na Lei do Carnaval, um outro edital que foi lançado – o de “ Atividades Permanentes” -, para que todas às Escolas de Samba , juntamente com a Uniesbe   – União das Escolas de Samba de Carnaval do DF, e seu Presidente Dilson Marimba, pudessem participar e concorrer a este edital, onde foram contemplados.

Assim, as atividades para o edital, “Projetos Permantes”, pode ser iniciado, em um período de seis meses, onde o primeiro mês foi feito a pré-produção, outros quatro meses de atividade de produção e outro de prestação de conta.

A ideia deste projeto foi fomentar o resgate das escolas de samba do DF, para um possível carnaval em 2023. O projeto “Brasília tem Cultura Carnavalesca” está levando entretenimento, mostrando a importância do Carnaval, além de erguer às Escolas de Samba – sem desampará-las -, e não deixar os barracões fechados – onde tivemos diversas perdas de materiais e de componentes.

O projeto pode mostrar que em Brasília existem pessoas sérias que sabem fazer carnaval.

Os organizadores creditam que a forma segura de propor o carnaval é através das lives, respeitando o decretodecreto nº 42.730 do Governo local e todos os protocolos de segurança, para que poder transmitir com muita segurança, o tão aguardado “carnaval”, preservando assim o público que poderá se divertir na segurança de seus lares.

 

Detalhamento 

O projeto terá, em sua totalidade mais de 150 apresentações artísticas, distribuídas em 56 lives, onde acontecerão atividades e apresentações focadas na comunidade e no resgate da cultura carnavalesca, distribuídas entre janeiro e maio.

Programação deste final de semana

Serviço:

11/2/2022 – Agremiação: Unidos do Cruzeiro (ARUC)
Live- Concurso Samba-Enredo Aruc 2022 – Semifinal
Horário: a partir das 19h
Acesso: https://youtu.be/-dLsm9rZHnw

12/2/2022 – Agremiação: Acadêmicos do Riacho Fundo II
Live – Apresentação da Nossa Capoeira e do Contramestre Bodão
Horário: a partir das 15h
Acesso: https://youtu.be/-0_nRDLl57U

12/2/2022 – Agremiação: Coruja Serrana de Sobradinho II
Live – Apresentação do Samba-Enredo 2023
Horário: a partir das 19h
Acesso: https://youtu.be/Uh0PMrpqbaM

13/2/2022 – Agremiação: Águia Imperial de Ceilândia
Live- Apresentação do Tema Enredo para o Carnaval 2023
Horário: a partir das 15h
Acesso: https://youtu.be/VtQjFl_OxX8

13/2/2022 – Agremiação: Mocidade do Gama
Live- Lançamento do Samba-Enredo para o Carnaval 2023
Horário: a partir das 19h
Acesso: https://youtu.be/sH5k683Nk4g

As lives passadas podem ser acessadas nesse link: https://youtube.com/playlist?list=PL-zcLxD_R-Ap8CH24vupj_Ik4cqoRI0_J

Acessibilidade: A programação completa está no site da Uniesbe: https://uniesbe.org.br (site que conta com suporte para cegos)

Todos os eventos terão intérprete de libras.

Termo de Colaboração: 07/2021

Fomento: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
Realização: União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Brasília (Uniesbe-DF)

Mais lidas

Senado em xeque: 2/3 dos mandatos acabam e...
Um Novo Caminho de Paz e Diálogo: Conhecen...
Justiça libera BRB para fechar contrato co...
...