Profissionais de saúde são convocados para ações de combate à dengue no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Durante a visita, a ministra da Saúde acompanhou todos os fluxos de atendimento das tendas, desde a coleta de dados pessoais, triagem, até a medicação | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Chamado à ação: Profissionais de saúde voluntários no combate à dengue

 

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está convocando profissionais de saúde, tanto de nível superior quanto médio, para se voluntariarem em ações de combate à dengue. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (5) e podem ser feitas por meio de um formulário online. As vagas são destinadas a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outras carreiras da área de saúde. O trabalho é voluntário, sem remuneração ou vínculo empregatício, e os voluntários têm a flexibilidade de escolher o dia e o horário em que desejam contribuir, seja em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou nas tendas de hidratação espalhadas pela capital.

 

Não há prazo definido para o término das inscrições, que permanecerão abertas enquanto durar a sazonalidade da dengue no DF. A seleção dos candidatos será realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com as coordenações de Voluntariado das Regiões de Saúde e com o apoio da Gerência de Voluntariado da pasta. Os selecionados serão convocados para a entrega de documentos comprobatórios por e-mail, e o início do trabalho voluntário é imediato, após a assinatura do termo de adesão ao serviço.

 

O serviço voluntário na área da saúde é realizado por meio de dois programas: o Voluntariado Profissional, para pessoas com formação na área e registro profissional no conselho competente, e o Voluntariado Social, realizado por meio de acordos de cooperação com organizações da sociedade civil ou por projetos desenvolvidos diretamente pelas unidades de saúde. Atualmente, cerca de 1,5 mil voluntários estão cadastrados no Programa de Voluntariado da SES-DF.

 

As Tendas da Dengue funcionam como apoio adicional para pacientes com suspeita ou casos confirmados da doença, oferecendo testes rápidos, pontos de hidratação intravenosa e informações sobre o combate ao mosquito transmissor. O horário de funcionamento das tendas é de domingo a domingo, das 7h às 19h, em nove Regiões Administrativas do DF.

 

As UBSs também oferecem atendimento para casos de dengue, com algumas unidades funcionando em horário estendido até às 22h e outras oferecendo assistência também aos domingos. Para mais informações sobre as unidades básicas de saúde, consulte o site da SES-DF.

Mais lidas

Maio Laranja: GDF combate exploração infan...
Webinar gratuito orienta como ser uma Empr...
Senac-DF: Curso de florista atende demanda...
...