Profissionais de saúde do DF recebem ciclo de palestras sobre Segurança do Paciente

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Ministrado pela Enfermeira Alana Oliveira, evento marca a Semana da Segurança do Paciente – 17 de setembro – e inclui profissionais da rede pública

 

 

 

Na Semana da Segurança do Paciente, data celebrada no dia 17 de setembro, profissionais de saúde do Distrito Federal recebem treinamento voltado ao tema. As palestras ocorrerão do dia 20 ao dia 22, e serão ministradas pela enfermeira Alana de Oliveira, cujas especialidades são segurança do paciente e master hospitalar, com creditação hospitalar.

 

As palestras são uma realização da Americas Health, holding de saúde que inclui as empresas Diagnose, Domed e Viventi Home Care, e contemplam ainda profissionais de todo o sistema público, entre enfermeiros, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos e outros. São esperados cerca de 350 profissionais, e familiares de pacientes também terão a oportunidade de conhecer mais sobre o tema.

 

As apresentações ocorrerão em sete momentos distintos, e estarão abertas aos servidores da rede pública na sexta-feira (20/9), no Hospital de Base do Distrito Federal.

 

Alana Oliveira explica que a segurança do paciente inclui todos os protocolos e diretrizes que o profissional de saúde adota para garantir que o paciente seja bem assistido, e receba o diagnóstico correto e o tratamento adequado. “São medidas e barreiras instituídas junto a toda a equipe para que haja um cuidado seguro”, disse.

 

Esses cuidados devem estar presentes em todas as fases do atendimento. “A gente garante a identificação correta, os riscos, o perfil epidemiológico do paciente para avaliar se, por exemplo, é um paciente com risco de queda, se há uma possibilidade de ter extravasamento de contraste, se pode desenvolver uma reação alérgica ao uso do contraste, e outros”, exemplificou. “Então, a gente assegura que nosso paciente vai ser assistido e que os riscos que o paciente possa apresentar na unidade sejam mapeados pelo time, e a gente consiga mitigar qualquer intercorrência relacionada a esse paciente. Tudo para que ele volte em tranquilidade para a sua casa”, definiu.

 

A segurança do paciente não está restrita ao ambiente de internação ou UTI, estendendo-se a diversas situações, como exames clínicos, de imagem, home care e outras. “Em cada uma dessas circunstâncias, devem ser obedecidos os protocolos das metas internacionais de segurança do paciente, além de metas específicas”, explicou Alana. “E é imprescindível que tudo seja sempre trabalhado junto a equipe, e daí a importância do programa de educação continuada”, concluiu a enfermeira.

 

“Nosso objetivo é aproveitar a data, o dia 17 de setembro, Dia Internacional de Segurança do Paciente, para novamente conscientizar, orientar, esclarecer quais são as metas internacionais de segurança do paciente, quais são as medidas e as barreiras que a gente, enquanto serviço de saúde, deve instituir para evitar eventos adversos, evitando danos aos pacientes”, enfatizou a gerente de Enfermagem, Iharlen de Oliveira.

 

“Afinal, cada paciente, cada ser humano é único. Então, seja no atendimento privado, seja no atendimento prestado pela saúde pública, todos precisam e merecem o melhor e mais seguro cuidado”, finalizou Iharlen.

Sobre a Americas Health

A Americas Health é uma holding que atua em diversas frentes do segmento da saúde. Com um verdadeiro ecossistema, a Americas trabalha na terceirização de UTI e radiologia, gestão de clínicas de nefrologia, além de possuir hospitais próprios e dispor de home care com serviços integrados.

Mais lidas

Governo, CLDF e Povo: A tríplice que derru...
Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
...