A professora da rede pública Helen Cristina Caldeira, 47, do Distrito Federal se classificou para o Mundial de Ultramaratona, prova com 100km de distância, que ocorrerá na Croácia, em 8 de setembro próximo.
A relação entre ela e a prova teve início por acaso. A intenção de passar na prova de resistência do concurso da Polícia Civil foi o primeiro contato com treinos regulares. Conhecer o marido que já praticava esportes, em seguida aumentou o incentivo, informa o Jornal de Brasília.
Após treinar cindo e dez quilômetros, optou por meia maratona (21 km), maratona completa (42 km) até decidir fazer a Volta do Lago, que tem 60 km. Ela conta como resolveu encarar os 100 km da Ultramaratona. “Fiz três anos (os 60km), e logo na primeira vez cheguei em primeiro lugar. Aí pensei: ano que vem vou fazer de novo. Na segunda vez também fiquei em primeiro. Ano passado, de novo. Então chegou este ano e decidi tentar correr 100 km”, detalhou.
O treinador dela é o profissional de educação física Júlio Ventura, 42. Para ele, grande parte do desempenho que Helen obtém é fruto da forma que ela encara os treinos. “A dedicação que ela tem é muito grande. Além disso, ela leva os treinamentos de uma maneira muito leve, prazerosa”, destaca.
O detalhe é que a atleta não tem patrocínio.