Professora do DF defende tese sobre ensino de matemática e mobilidade escolar com ênfase em segurança no trânsito
No último sábado (1º), a professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, Jeane Quitéria da Conceição Silva, apresentou sua tese de conclusão do curso de Especialização em Metodologias de Ensino em Matemática na Universidade de Brasília (UnB). O trabalho, intitulado “O Ensino da Matemática e o Programa Detran nas Escolas como Instrumentos de Formação e Transformação Social”, explorou estratégias para a redução de mortes de crianças e adolescentes no trajeto escolar.
A tese foi orientada pelo Professor Doutor Rui Seimetz e contou com a participação do Professor Mestre Inácio Antônio Athayde Oliveira na banca examinadora. Jeane destacou a importância do curso “Mobilidade e Trânsito” do Programa Detran nas Escolas, o qual fez parte de sua formação e a inspirou a desenvolver o estudo.
“Participar do curso foi fundamental para que eu percebesse o papel que cada um desempenha no trânsito, seja como pedestre ou motorista”, afirmou Jeane. Ela usou dados, gráficos e estatísticas para mostrar o impacto social e econômico dos acidentes no trajeto escolar, enfatizando como esses números podem influenciar políticas públicas.
Renato Bertolino, coordenador do Programa Detran nas Escolas, destacou a relevância da tese: “Ver o programa sendo estudado no meio acadêmico é uma prova de sua eficácia e importância para a educação e segurança no trânsito.”
Desde 2017, o Programa Detran nas Escolas capacitou mais de 8.300 professores para trabalhar a temática trânsito nas escolas públicas. A 15ª edição do curso será lançada em março de 2025, trazendo novidades como uma nova plataforma EAD, kits pedagógicos e turmas noturnas para atender os professores da EJA.
Com a tese de Jeane, o ensino de matemática se torna também uma ferramenta de conscientização e cidadania, mostrando que a educação é um instrumento poderoso de transformação social.