Neste domingo (26), o ar-condicionado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Gama (HRG) está com defeito. Segundo funcionários e parentes de pacientes reclamaram sobre a refrigeração do hospital.
Entre as queixas recebidas, está o receio de proliferação de bactérias, visto que o calor é propício para a multiplicação dos micro-organismos. “É inadmissível que um local como esse, onde os pacientes estão com a imunidade baixa, esteja assim”, desabafou uma leitora que visitou um parente na unidade.
A direção do hospital informou, em nota, que a manutenção foi acionada, e os técnicos deverão fazer os reparos ainda nesta semana. “Temos monitorado a temperatura do ambiente e não há risco ao tratamento oferecido no local”, acrescentou.
Segundo um funcionário que preferiu não se identificar, são inúmeros os problemas que médicos e pacientes enfrentam no dia a dia do hospital. Além da falta de equipamentos hospitalares, há casos em que os pacientes não têm sequer roupas para usar após os procedimentos.
“A gente faz muitas coisas no improviso. Em relação à falta de leitos, por exemplo, muitas vezes temos que internar um paciente em uma outra enfermaria [do HRG]. Muitas vezes os pacientes acham que a culpa é do médico, mas ninguém lembra da responsabilidade do governo”, afirmou.