O ministro da Saúde Marcelo Queiroga divulgou, nesta sexta-feira (8), que vai disponibilizar para a população do país 354 milhões de doses de vacinas contra o Covid-19 em 2022. O investimento, segundo, ele será R$ 11 bilhões
Além disso, o governo federal estima aplicar mais duas doses na população acima de 60 anos e imunossuprimidos, com o intervalo de seis meses, além de mais uma dose de reforço na população até 59 anos. A pasta ainda não descarta a possibilidade de ampliar o público-alvo da campanha.
As vacinas disponibilizadas para o ano que vem serão da AstraZeneca (120 milhões de doses) e da Pfizer (100 milhões de doses). Outras 134 milhões de doses serão de saldos de contratos de 2021.
“Me permite assegurar que os brasileiros terão uma campanha muito eficiente e 2022 será o ano do fim da pandemia de Covid-19”, disse Queiroga.
O ministro ressaltou ainda que imunizantes da Covax Facility, aliança internacional conduzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não entram nesse pacote para 2022. “Está tendo muita dificuldade de entregar a vacina”. Éle ressalta que a maioria dessas doses será contratada ainda em 2021.