Previsão do INMET é de possibilidade de chuva nesse sábado

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

A população do Distrito Federal terá que aguardar ao menos dois dias pela tão esperada chuva, após mais de 100 dias de estiagem. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas a partir de 20 de setembro o DF poderá registrar uma mudança no tempo.

Nesta terça-feira (15), a capital federal completou 114 dias sem chuvas. Além disso, o Inmet chegou a registrar 17% de umidade relativa do ar e 29,2ºC durante a tarde. Essas características devem se manter até o final da semana. De acordo com a previsão feita pelo instituto, no sábado (19/9), a temperatura máxima pode chegar a 37°C e a umidade à mínima de 10%.

O ano de 2020 é um dos mais quentes no DF.  A estiagem mais longa registrada na capital aconteceu em 1970, com um total de 137 dias, seguida por 1966 (131 dias) e 2010 (130 dias).

Incêndios  

O tempo seco contribui para o início de incêndios em vegetação. Apenas nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atendeu a 72 ocorrências para incêndios em vegetação, totalizando uma área queimada de 326 hectares.

Somente entre janeiro e 10 de setembro deste ano, 13.784,59 hectares no DF foram atingidos por chamas.

Para evitar o início de queimadas, o Corpo de Bombeiros alerta para que a população não queime o lixo nem os restos de podas, não faça fogueiras em área de vegetação, apague adequadamente os cigarros e não os jogue pela janela do carro.

Mais lidas

Bolsonaro homenageia Papa Francisco nas redes
CLDF avança em liberação de bebidas no Eix...
Quer trabalhar com RH? Oportunidade no Sen...
...