Procedimento cirúrgico teve duração de 1 hora e 13 minutos. O presidente também se submeteu a uma blefaroplastia, que retira o excesso de pele das pálpebras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em boas condições após a cirurgia para a colocação de uma prótese no quadril, realizada na tarde de sexta-feira (29/9) no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Os médicos que conduziram o procedimento afirmam que a operação ocorreu sem complicações e que Lula deve permanecer internado até o início da próxima semana.
Os médicos responsáveis pela cirurgia, Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Polesello, detalharam o procedimento durante uma coletiva de imprensa. Kalil explicou que a cirurgia começou às 12h e foi concluída às 13h13. Após a operação, outra equipe médica realizou uma blefaroplastia, um procedimento cirúrgico para tratar o excesso de pele nas pálpebras.
“O presidente foi submetido a uma cirurgia de artroplastia do quadril, colocação de prótese, que já estava programada, e o procedimento ocorreu sem intercorrências. O presidente já está acordado e será transferido para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, ele será levado para o quarto, sem a necessidade de internação semi-intensiva ou UTI”, explicou Kalil.
Polesello acrescentou que a fisioterapia no leito começa imediatamente após o paciente recobrar a consciência após a cirurgia. À medida que os dias passam e a dor diminui, o presidente progredirá nos exercícios de fortalecimento muscular. Espera-se que, entre 4 e 6 semanas, ele já tenha uma boa cicatrização dos tecidos operados e esteja apto a caminhar com carga total e equilíbrio para atividades cotidianas. Após receber alta hospitalar, o presidente Lula continuará seus trabalhos a partir do Palácio da Alvorada nas próximas semanas enquanto se recupera do procedimento.
Os médicos também afirmaram que o presidente estará apto para seus próximos compromissos internacionais, incluindo a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no final de novembro, seguida de uma visita à Alemanha nos dias 4 e 5 de dezembro.