No data was found

Presidente do STJ assina acordo para dar rapidez às ações sobre auxílio emergencial

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  participou nesta segunda-feira (31) do ato de celebração de um acordo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Cidadania e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) para dar mais celeridade a ações judiciais relativas ao auxílio emergencial.

Instituído por lei, o auxílio emergencial é um benefício mensal de R$600 pago a trabalhadores informais e de baixa renda, microempreendedores individuais e também a contribuintes individuais do INSS.

O termo de cooperação foi assinado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Dias Toffoli, pelo ministro Onyx Lorenzoni (Cuidadania) e pelo presidente da Dataprev, Gustavo Canuto.

Atualmente, tramitam no Judiciário brasileiro cerca de 93 mil processos relativos ao auxílio emergencial. A reunião aconteceu por videoconferência.

Concilia​​ção

Para o ministro Humberto Martins, a celebração do acordo entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo – que possibilitará o compartilhamento de informações e o cruzamento de dados – deve propiciar um ganho efetivo tanto para os tribunais quanto para aqueles que precisam do auxílio.

“Essas medidas propiciarão uma melhoria na prestação jurisdicional, diminuindo o tempo razoável do processo e materializando uma política própria conciliatória nas questões afetas ao tema auxílio emergencial, diante do grave quadro de pandemia que assola o Brasil e o mundo”, avaliou o presidente do STJ.

Por Diário do Poder

No data was found

Mais lidas

Senac leva oficinas práticas ao Safras do ...
Ibaneis promove diálogo construtivo com os...
Caiado critica omissão do governo federal ...
...