Presidente do SindSaúde é presa durante protesto por reajuste salarial em Brasília
Na manhã desta quinta-feira (19), Marli Rodrigues, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília-DF (SindSaúde), foi presa por desacato à autoridade da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo local.
Os profissionais de saúde estavam exigindo um reajuste salarial e um compromisso do governo do DF para enviar um projeto de lei à Câmara Legislativa que promova mudanças na carreira da categoria. Segundo testemunhas, a PM utilizou spray de pimenta para dispersar os manifestantes, que, apesar da ação, permanecem no local.
O SindSaúde divulgou uma nota informando que Marli foi levada para a 5ª Delegacia de Polícia (DP). “A presidente do SindSaúde, detida pela PMDF durante a manifestação, foi levada para a 5ª DP. A PM alegou desobediência como justificativa para a prisão, embora a líder sindical estivesse participando de um ato legítimo. No momento, ela está sendo acompanhada pelos advogados do sindicato, que estão tomando as providências legais necessárias. A prisão continua a gerar grande mobilização entre os manifestantes, que permanecem no local em protesto”, afirma a nota.