Encontro aborda união dos parlamentares, Fundo Constitucional, políticas públicas e combate à violência no DF
O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), recebeu a visita da senadora Damares Alves (Republicanos/DF) nesta segunda-feira (17) para discutir assuntos de interesse do Distrito Federal. Durante a conversa, foram abordados tópicos como a importância da união dos parlamentares do DF contra alterações no Fundo Constitucional, a avaliação de políticas públicas locais e o combate à violência contra mulheres, crianças e adolescentes.
A senadora mencionou que o Senado está concentrado na análise da Reforma Tributária e alertou para o fato de que a aprovação da proposta, que é vista como positiva para o DF, pode impactar a retirada do Fundo Constitucional do DF do projeto que cria o novo arcabouço fiscal brasileiro, atualmente em análise na Câmara dos Deputados. Damares avaliou que os benefícios fiscais trazidos pela reforma tributária podem influenciar os deputados federais a retomarem a proposta aprovada na Câmara dos Deputados com alterações no cálculo do FCDF.
“Nunca estivemos em uma situação tão delicada, por isso é um momento que requer união das forças políticas locais, além de maturidade e serenidade”, destacou Damares. Ela acrescentou que há parlamentares dispostos a investigar minuciosamente as contas do DF para obter a aprovação no Congresso das alterações no FCDF.
Wellington ressaltou a importância do Fundo Constitucional, afirmando: “Só fala mal do Fundo quem não conhece sua história. Não se pode esquecer que as Polícias do DF são responsáveis pela segurança dos tribunais, embaixadas, parlamentares e de toda a estrutura da União na cidade. O fundo deve ser perene, é um direito, mas é preciso criar critérios para melhorar a gestão”.
Combate ao crime organizado

Damares também compartilhou suas preocupações relacionadas ao enfrentamento do crime organizado durante suas visitas às regiões administrativas do DF. Ela sugeriu a criação de uma força-tarefa envolvendo as três casas legislativas situadas no DF.
“Suas bandeiras são as nossas. Proponho uma reunião com a direção da Polícia Civil e o setor de inteligência”, afirmou Wellington Luiz. No que diz respeito a crianças e jovens, a senadora expressou preocupação com o aumento dos casos de suicídio e automutilação. Ela sugeriu que o investimento em capacitação em tecnologia seria uma solução para reduzir as taxas de desemprego entre os jovens.
O presidente da CLDF ressaltou a importância de gerar oportunidades para os jovens e adolescentes do DF e anunciou que a Casa pretende ampliar a contratação de estagiários. Em resposta a uma proposta da senadora para realizar uma missa campal em homenagem aos 50 anos da morte da menina Ana Lídia, Wellington expressou seu apoio à iniciativa e enfatizou que o combate à violência contra as mulheres é a principal bandeira de sua presidência na CLDF.
Com informações CLDF