Presidente argentino busca apoio financeiro e melhoria de imagem em visita a Brasília
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, desembarcou em Brasília hoje (26) com o intuito de buscar auxílio financeiro do Brasil para amenizar a crise enfrentada por seu país. Durante a reunião com o presidente Lula, uma possível solicitação de empréstimo via banco dos BRICS estará em pauta.
A Argentina enfrenta uma grave crise financeira, com uma inflação anualizada de 114,2%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). Além disso, o país sofre com a escassez de dólar e a desvalorização acentuada do peso, sua moeda nacional.
Fernández busca que Lula viabilize uma linha de crédito para pagar os exportadores brasileiros. Nessa proposta, o governo brasileiro pagaria diretamente os empresários, e a Argentina se responsabilizaria pelo pagamento ao Brasil. O presidente argentino também busca melhorar sua imagem, já que o país enfrentará eleições nacionais este ano. Embora Fernández não seja candidato, ele deseja garantir um sucessor. Fora das eleições, Fernández teria poucas chances de se reeleger, uma vez que enfrenta alta rejeição entre os argentinos, com uma aprovação em torno de 20%.
Essa é a quarta visita oficial de Fernández ao Brasil somente este ano, mas o quinto encontro com o ex-presidente Lula. A agenda do presidente argentino inclui um almoço no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, além de reuniões com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, e a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber.