Por Josiel Ferreira
Em entrevista ao Tudo Ok Notícias, o Defensor Kleber coloca o dedo na ferida da educação no Distrito Federal. Em primeiro lugar, defende educação com qualidade para todos. Ao mesmo tempo
Além disso, segundo ele, é necessário ativar um sistema integrado entre família, trabalho, movimento sociais, a segmentos da sociedade em “esforço integrado”.
Defensor Kleber se compromete a buscar recursos por meio de emendas destinadas à educação. “É preciso valorização e motivação dos professores, com remuneração digna e cursos de aperfeiçoamento”, defende.
O déficit de recursos humanos é apontado como um fator importante na otimização do setor. “Devemos criar campus da Universidade do Distrito Federal nas cidades satélites com cursos específicos para a área de Educação, bem como estágio para universitários de licenciatura na área de reforço escolar (convênio com as universidades). Por fim, Precisamos de um ‘Pai da Educação’”.
Defensor Kleber é defensor público federal. É professor de Direito Constitucional, do Trabalho e Processo do Trabalho. Atualmente, é pré-candidato ao cargo de Deputado Federal pelo AVANTE.
Confira a entrevista exclusiva com Defensor Kleber:
Tudooknotícias – Defensor Kleber, o que é preciso para melhorar a educação no DF?
Defensor Kleber – É necessário investir na capacitação de professores, com estratégia, modernização e uniformização do ensino em todas as unidades escolares, assegurando EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA TODOS, com educação continuada e gratuita para os profissionais da área de educação. Também é preciso pensar na educação como um sistema integrado que envolve família, trabalho, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e manifestações culturais. Precisamos de esforço integrado.
Tudooknotícias – O professor da rede educacional pública é valorizado?
Defensor Kleber – Infelizmente, não. É preciso valorização e motivação dos professores, com remuneração digna e cursos de aperfeiçoamento. Como deputado, vou buscar investimentos para a educação com as emendas parlamentares. Precisamos estender cartão cultura para professores incentivando o lazer e a cultura, em forma de escape.
Tudooknotícias – O que pode ser feito como forma de trazer a família para a escola?
Defensor Kleber – A participação da família na formação do estudante é essencial. Nem sempre é possível porque os pais precisam trabalhar. É preciso uma reforma ampla, mediante a construção de creches, reforma das escolas, retirando as crianças e adolescentes da rua, e prestando apoio pedagógico e familiar, com políticas de envolvimento dos pais ou responsáveis na educação e ensino de seus filhos ou tutelados. A lei trabalhista precisa ser alterada de forma a assegurar a participação dos pais (compensação) e assegurar a remuneração extraordinária dos professores.
Tudooknotícias – O que você acha da educação em tempo integral?
Defensor Kleber – Sou defensor da educação em tempo integral, ampliando para ensino de música, futebol, vôlei, ballet, judô e demais modalidades esportivas. É preciso implantar laboratórios de ciência e inovação tecnológica. Porém, para colocar essas melhorias em prática, é preciso um projeto formatado e pensar em parcerias com projetos sociais. Não podemos simplesmente implementar sem projeto, porque, da maneira que foi feito, os professores receberam a demanda, mas não tinha qualquer contraprestação. Assim, sou plenamente a favor da educação em tempo integral.
Tudooknotícias – O que você acha da educação especial?
Defensor Kleber – É um projeto que visa integrar alunos que necessitam de ensino especial inclusivo. Serve para assegurar o processo educativo das pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. É um projeto importantíssimo. Merece uma pauta específica.
Tudooknotícias – O que pode ser feito pela Educação de modo mais imediato?
Defensor Kleber – A criação de um canal de comunicação acessível no legislativo, com agenda aberta à sociedade. É preciso ampliar o Fundo Constitucional para a educação do DF: o DF perdeu milhões do Fundo. É preciso também fazer concurso público, para recompor a falta de recursos humanos. Não apenas fazer o concurso, mas também determinar a nomeação imediata dos aprovados. Também de forma mais imediata, devemos criar campus da Universidade do Distrito Federal nas cidades satélites com cursos específicos para a área de Educação, bem como estágio para universitários de licenciatura na área de reforço escolar (convênio com as universidades). Por fim, Precisamos de um “Pai da Educação”.