A inovação tecnológica é uma aliada que há anos invadiu o setor empresarial e continua mostrando potencial quando o assunto é otimização e lucratividade
A web foi uma inovação tecnológica muito criticada na época do seu lançamento. “Como?” “Um lugar onde as pessoas podem publicar informações e mandar correios eletrônicos? Isso é realmente possível?”
Bill Gates, em uma entrevista para David Letterman, teve muita dificuldade em explicar o conceito da internet pela falta de abertura do apresentador.
Apesar da resistência inicial ser natural do ser humano quando precisamos nos adaptar a algo novo, a internet mostrou a necessidade de oportunizar a inovação tecnológica, pois elas tendem sempre a impulsionar o desenvolvimento humano.
Um indício disto é como o incentivo à tecnologia pode mudar a vida de jovens e adolescentes, observe isso nos seguintes casos:
Jovem fará um curso da NASA
Laysa Peixoto Sena Lage, em uma entrevista para a Revista Forbes, conta um pouco de como a astronomia passou a fazer parte da sua vida e revela seu sonho de ser astronauta.
Indiscutivelmente, após descobrir um asteroide, a brasileira de apenas 18 anos, está mais perto de viajar no espaço. Por meio de uma campanha promovida pela NASA, Laysa teve a oportunidade de enviar relatórios de suas análises e ter seus estudos reconhecidos.
O Projeto Caça Asteroides é uma parceria da NASA com a The International Astronomical Search Collaboration que busca incentivar e popularizar a ciência. Graças a ação, que tem em seu escopo a inovação tecnológica, cerca de 1.300 jovens terão a chance de “analisar, identificar e enviar os relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos à Terra”.
F1 in Schools
Um exemplo bastante próximo a gente, aconteceu em São Paulo,capital, agora, no final de maio.
O Festival SESI de Robótica apoia 100% a inovação tecnológica, e por isso contou a apresentação de 41 times de 3 a 6 competidores.
Todos eles , contavam com 1 técnico adulto e precisavam organizar escuderias, um plano de negócio, estratégias de mídias sociais, patrocínios e desenvolvimento de um projeto social.
Dentre as modalidades, o F1 in Schools teve uma equipe patrocinada pela wconnect. Somos grandes incentivadores das inovações tecnológicas e não poderíamos ficar de fora de um evento como esse.
É essa meninada que está projetando o futuro, e é nele onde viverão nossos filhos.
A inovação tecnológica nos move
Particularmente, poder investir e impulsionar jovens talentos é algo que me motiva. Acredito muito no desenvolvimento que vem das novas gerações.
No início deste ano, em São José dos Campos, ocorreu a 5ª edição do Science Days Symposium. Na oportunidade, participei do painel smart cities, com o tema profissões do futuro na era da web3.
O evento foi uma parceria do Instituto Alpha Lumen e do The Michaelis Foundation for Global Education.
O setor de tecnologia, precisa tanto da nossa atenção que, segundo a Brasscom, será preciso formar 797 mil novos profissionais de tecnologia até o ano 2025.
E agora eu vou dar um spoiler. A wconnect está lançando em parceria com a Lavore Mio, um e-book com as melhores oportunidades para profissionalização gratuita ou bastante acessível na área tecnológica.
De todas as maneiras, direta ou indiretamente, nós incentivamos a inovação tecnológica. E você também deveria fazer isso!
Gostou e se interessou pelo assunto? Fique de olho nas atualizações do meu linkedin e do Blog Connectados.
Mauricio Conti é: Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, mentor e influenciador digital nas áreas web3, blockchain, tokenização e NFT.