Onde há fumaça, há fogo – diz o ditado popular, onde a seca mais intensa ocorre no Distrito Federal. A população pode e deve ajudar no combate aos focos de incêndios florestais e queimadas irregulares.
O Decreto 37.549 de agosto de 2016, foi reformulado como Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF). O sistema de parceria institucional que visa à proteção do Cerrado – uma estratégia de ação própria como princípios a integração e a cooperação mútua – objetivando a otimização da aplicação dos recursos humanos e materiais disponíveis.
As denúncias sobre incêndios florestais podem ser feitas por três meios: pelo número 193 para acionar o Corpo de Bombeiros, pelo número 99224-7202 para acionar o Brasília Ambiental (Ibram), no caso de o incêndio ser dentro de uma Unidade de Conservação, e pelo número 99351-5736, também WhatsApp, para acionar a Polícia Militar Ambiental.
Nesta época de baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, a propagação do fogo é favorecida. Em contato com material combustível do Cerrado, que é propenso a incêndios, as chamas podem se alastrar rapidamente.