Bolsonaro quer mudar regimento interno do STF com ação via AGU

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

O governo Jair Bolsonaro entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação do artigo do regimento interno da corte que permite a instauração de inquérito de ofício, sem pedido do Ministério Público. As informações são da Folha.

A ação foi apresentada pela AGU (Advocacia-Geral da União), órgão que defende judicialmente o governo, e é uma reação de Bolsonaro contra as decisões do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de investigar sua conduta, após ele acusar de fraude, sem provar, as urnas eletrônicas.

Bolsonaro teve uma reunião com o advogado-geral da União, Bruno Bianco, no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (19), onde foi definida a ação.

“Embora autoridades policiais tenham prerrogativa de requerer diligências para a colheita de elementos de convicção sobre a materialidade e autoria de um fato criminoso, somente o Ministério Público detém a prerrogativa de demandar a decretação das medidas eminentemente investigatórias que demandam autorização judicial”, diz a ação.

A ação assinada por Bolsonaro e Bianco também acusa o STF de omissão. “Há violação persistente e difusa de direitos fundamentais dos acusados, há uma omissão do Supremo Tribunal Federal em neutralizar os atos destoantes dos preceitos fundamentais e há um claro bloqueio institucional para o aperfeiçoamento da temática, já que alteração regimental é dependente da iniciativa da Suprema Corte, razão pela qual somente ela pode reparar as violações constitucionais em andamento.”

Resta saber se o STF irá acolher um pedido de alteração no próprio regimento interno. Pouco provável.

Mais lidas

Ceilândia terá audiência pública sobre nov...
Raphinha denuncia racismo contra filho na ...
Caiado recebe maior honraria concedida pel...
...