Polícia Militar de Pernambuco abre investigação após vídeo polêmico de pedido de casamento a adolescente de 15 anos
A atitude de um policial militar que pediu uma jovem de 15 anos em casamento em um vídeo que viralizou recentemente na internet está sob investigação. O policial, fardado, foi até a escola da adolescente em Toritama, Pernambuco, entregando-lhe um buquê de flores e uma caixinha com alianças.
Segundo a Promotoria de Justiça da cidade, após tomar conhecimento do caso por meio das redes sociais, foram solicitados relatórios e acompanhamento ao Conselho Tutelar e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Além disso, um ofício foi encaminhado ao Departamento de Polícia local para uma investigação preliminar.
A Polícia Militar de Pernambuco confirmou o ocorrido e afirmou que o vídeo é autêntico. O comandante do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), onde o policial militar está lotado, iniciou um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias do caso.
O vídeo gerou críticas na internet. Conforme a lei, o casamento de menores de 18 anos é permitido a partir dos 16 anos, desde que haja autorização dos pais ou responsáveis. No entanto, o relacionamento com um adolescente de 14 anos pode ser considerado como “estupro de vulnerável”.