A Polícia Civil de São Paulo procura o homem que aparece num vídeo ameaçando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com uma arma. As imagens começaram a circular no sábado (13) por meio das redes sociais.
Até a última atualização desta reportagem, policiais ainda tentavam identificar e localizar o homem. Ele aparece na filmagem atirando contra alvos e depois xinga e ameaça Lula, dizendo “você vai ter probrema [sic], hein, cara”, enquanto aponta a mão para a arma.
Na gravação, o homem acusa Lula de supostamente desviar R$ 84 bilhões do fundo de pensão dos trabalhadores e pede a devolução do dinheiro. Além disso, o homem fala que não deixará o ex-presidente transformar o Brasil “numa Venezuela”.
O caso é investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) como ameaça, incitação ao crime, calúnia, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e disparo de arma de fogo.
Tanto Lula quanto o PT procuraram o Ministério Público (MP) no domingo (14) para denunciar o caso e pedir providências das autoridades contra o autor, que, segundo, petistas, ameaça matar o ex-presidente no vídeo.
Ao tomar conhecimento das ameaças, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), determinou que a polícia instaurasse um inquérito para identificar o homem e apurar os crimes cometidos por ele contra Lula.