Polícia Federal deflagra Operação Deméter

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: PF

 

PF apura fraudes em procedimentos licitatórios de compra de itens alimentícios em SP

 

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (7/2) a Operação Deméter – Fase 2, com a finalidade de aprofundar investigação que apura fraudes em procedimentos licitatórios, corrupção de servidores públicos e superfaturamento de preços, relativos a Pregões Presenciais para aquisição de frutas, verduras e outros produtos, realizados pelo Município de Marília/SP.

Nesta segunda fase, policiais federais deram cumprimento a 3 Mandados de Busca e Apreensão, nos municípios paulistas de Marília/SP (2 mandados) e Registro/SP (1 mandado).

A primeira fase da operação foi deflagrada em 28/5/2021, quando foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, em diferentes Municípios. Esta fase teve início a partir de denúncia de inclusão indevida de cláusula abusiva, no transcurso de Pregão Presencial, a qual, em tese, restringiu a participação de interessados na licitação, mediante a exigência de visita técnica obrigatória aos locais de entrega dos produtos, o que seria vedado por se tratar de concorrência de baixa complexidade.

Segundo o apurado no inquérito policial, a inclusão de referida cláusula, ao restringir a competição, pode ter gerado o superfaturamento dos preços dos itens licitados, além de possível pagamento de valores a servidores públicos municipais no transcurso do contrato firmado.

Os investigados poderão responder, no limite de suas responsabilidades, pelos crimes previstos nos artigos 90 e 96, I e V da Lei nº. 8.666/90 e artigos 317 e 333 do Código Penal, sem prejuízo de outras tipificações constatadas no transcurso da investigação. (PF)

Mais lidas

CFT pede impugnação de edital do novo conc...
PF mira deputado do PSB em operação contra...
A conta @gabrielar702
...