Ação visa identificar envolvidos em atos de depredação e violência ocorridos em 8 de janeiro em Brasília
Nesta quarta-feira, 27 de setembro, a Polícia Federal lançou a décima sétima fase da Operação Lesa Pátria com o objetivo de identificar pessoas envolvidas na depredação, instigação, financiamento e fomento dos eventos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, DF. Naquela data, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que causaram atos de violência e danos generalizados a propriedades, móveis e objetos dessas instituições.
A operação envolve o cumprimento de três mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, todos emitidos pelo Supremo Tribunal Federal. As ações se estendem por São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.
Os crimes sob investigação incluem, em tese, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.
As investigações permanecem em andamento, e a Operação Lesa Pátria torna-se uma ação contínua, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais executados, indivíduos capturados e foragidos.