Polícia Civil do DF troca comando de delegacia que investiga Drácon

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Quatro dias depois da troca de gestão da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, as delegacias também passaram por “revezamento” nos comandos e exonerações, conforme antecipou o G1. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (31), por determinação do diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba. Enquanto alguns delegados chefes foram realocados em divisões especializadas, três foram demitidos dos cargos.

Na lista das exonerações estão os delegados comissionados João Guilherme Medeiros Carvalho, que era chefe adjunto da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos; o assessor Pedro Luis de Moraes e os diretores Ângela Maria dos Santos, ambos Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor. A Polícia Civil não comentou a decisão.

Entre as trocas de comando está a da Delegacia de Combate aos Crimes contra a Administração Pública (Decap), responsável pela investigação da Operação Drácon – que apura um esquema de corrupção envolvendo cinco deputados distritais na venda de emendas parlamentares.

Questionada sobre o motivo das mudanças, a Polícia Civil informou que “as mudanças são ajustes que a administração faz para evitar acomodações e melhorar os trabalhos”.

“Mudar os gestores é uma prerrogativa da administração porque os cargos de chefia são comissionados – de confiança – e devem ser ocupados pelos servidores que estejam motivados a realizar o planejamento estabelecido pelo gestor principal [Eric Seba], decisor estratégico da instituição.”

O delegado Alexandre Linhares que comandava a Decap, foi deslocado para a Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor (Corf), onde será responsável pela sessão de fraudes. A Polícia Civil não informou se a troca de comando da Decap pode afetar o curso das investigações no âmbito da Drácon e se negou a conceder entrevistas.

Também será deslocado para a Repressão aos Crimes contra o Consumidor o delegado Wisllei Salomão, que chefiava a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Quem assume o cargo dele é a delegada Ana Cristina Santiago, que estava na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). No lugar dela, entra Sandra Gomes, que já esteve a frente da delegacia.

Novas divisões

A troca dos comandos vem acompanhada da promessa de reforço estratégico. De acordo com a Polícia Civil, “em breve” serão criadas a Delegacia de Combate aos Crimes Cibernéticos e uma divisão de combate aos maus-tratos contra os animais. As áreas de inteligência também serão reforçadas com novas tecnologias, segundo a corporação.

Mais lidas

Maio Laranja: GDF combate exploração infan...
Webinar gratuito orienta como ser uma Empr...
Senac-DF: Curso de florista atende demanda...
...