PODCAST: Agaciel critica Guedes por medidas equivocadas para o país retomar a economia em entrevista à Atividade

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Tudo Ok Notícias

 

O experiente político nordestino que adotou Brasília como se fosse terra natal, indica onde errou Guedes e como deveria ter efetivado um plano mais ousado para combater os reflexos da pandemia na economia que é marcada por cerca de 14 milhões de desempregados

 

 

Nesta quinta (14) o deputado distrital, Agaciel Maia (PL), em seu terceiro mandato na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), foi o entrevistado no quadro Brasília em Atividade, do programa Clássicos da Atividade da Rádio Atividade 107.1 FM. O programa é apresentado pelo Wiguinho, DJ Dadá, Juarez Vieira, o jornalista do site Tudo Ok Notícias, Josiel Ferreira e vai ao ar todas as quintas às 18h. Agaciel, é economista, nasceu em Brejo do Cruz, na Paraíba, mesmo local onde nasceu o cantor Zé Ramalho.

Ele é o presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças na CLDF. Durante a entrevista, ao ser questionado sobre o panorama da economia na atualidade e se a participação do estado na economia tem sido satisfatória, em meio ao alto índice de desemprego, provocando o alargamento da faixa da pobreza, Agaciel não só criticou o ministro da Economia, Paulo Guedes, como também disse o que deveria ter feito para atuar positivamente na retomada da economia do país.

Na visão de Agaciel, caso fosse ministro da Economia agiria como o presidente Joe Biden dos Estados Unidos. Para compensar a crise provocada pelo Covid-19, o norte-americano injetou R$ 6 bilhões na economia para movimentar a economia dos EUA.

“Se eu fosse ministro da Economia, ao invés da maneira que o Guedes está agindo, poderia fazer uma expansão da base monetária. O que significa imprimir mais dinheiro. Mas esse dinheiro que o governo bota no mercado serve, exatamente, para girar a economia, gerar emprego, renda e impostos, ele volta para o governo”, frisou.

Desembolsar recursos para girar a economia

Para ele, o governo federal precisaria gastar R$ 300 bilhões para a economia brasileira sair dessa inércia que se encontra.

Em relação ao auxílio emergencial, Agaciel recorre ao que dizia Luiz Gonzaga, que esmola vicia o cidadão ou ele fica sem condições de trabalhar, “porque ele se vicia”.

“O que a gente viu na economia brasileira é que ao incentivar a geração de emprego houve um corte de incentivo”, enfatizou o economista.

Agaciel lembrou que a montadora Ford saindo além de outras empresas saindo do Brasil foi muito prejudicial. “Eu acho que o modelo adotado foi equivocado”, complementou o deputado distrital.

Como se pode perceber, a entrevista com o deputado distrital rendeu bastante. Ele também se aprofundou na economia do Distrito Federal nesse momento de desaceleração da pandemia com o aumento do número de pessoas vacinadas no DF.

Confira a entrevista concedida por Agaciel ao quadro Atividade Brasília na Atividade 101,7 FM:

Primeiro bloco:

Segundo bloco:

Terceiro bloco:

 

Mais lidas

Governo, CLDF e Povo: A tríplice que derru...
Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
...