PF mira tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro no aeroporto de Viracopos-SP

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), a Operação Overload, com objetivo de reprimir organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, com ramificações em diversos estados e no exterior, cuja principal base de atividades é o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.   

Ao todo, mais de 200 policiais federais, 80 policiais militares e 6 policiais civis participam do cumprimento de 44 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão temporária, em 4 estados do país. De acordo com a PF, dois investigados vieram a óbito, após confronto com policiais federais.

As investigações tiveram início em fevereiro do ano passado, após a apreensão de 58kg de cocaína, com destino a Europa, na área restrita de segurança do aeroporto de Viracopos. A partir da ação, a PF mapeou a atuação da organização criminosa, identificando lideranças, pessoas relacionadas e o processo utilizado para exportar grandes quantidades da droga, além dos métodos usados para ocultar o lucro obtido com o empreendimento criminoso.

Participavam do esquema empregados e ex-empregados de empresas que prestam serviço na área restrita de segurança do aeroporto, como vigilantes, operadores de tratores, auxiliares de rampa, operadores de equipamentos etc. Além disso, um policial militar e um policial civil, presos nesta terça, também eram parte do esquema.

Os bens imóveis, veículos, contas bancárias e empresas já identificados como pertencentes à organização criminosa estão sendo bloqueados e apreendidos nesta terça-feira.

Coletiva de imprensa para esclarecer operação e possíveis desdrobramentos será realizada às 10h, na sede da Delegacia de Polícia Federal em Campinas (Rua Dr. Antonio Alvares Lobo, 620, Botafogo, Campinas, SP).

Mais lidas

PF mira esquema milionário de sentenças no...
Pesquisa nacional revela os aeroportos mai...
Briga de cornos
...