A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (7) 14 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em Roraima, São Paulo e Acre. A operação visa desarticular a ala feminina de uma facção criminosa na região Norte.
Segundo o inquérito, as mulheres seriam responsáveis por áreas consideradas “estratégicas”, como o controle de drogas e armas de fogo, o estabelecimento de relacionamento entre criminosos de dentro do sistema prisional com os de fora e na indicação de membros para outros setores. Atualizada às 12h25.
A meninas da facção eram responsáveis por manter o relacionamento entre os integrantes tanto dentro quanto fora o sistema prisional. Também atuavam no chamados tribunais do crime. Foram presas seis pessoas em Roraima.
A ala feminina na região Norte era coordenada por dua mulheres, que se localizavam no estado de São Paulo. Elas estão foragidas da Justiça, com mandados de prisão por roubo e tráfico de drogas.
Uma das investigadas era estudante de direito e a faculdade era bancada pela facção criminosa. Além disso, recebia pagamento para defender os direitos de integrantes da facção. Se condenadas, as penas podem passar dos 25 anos de prisão.