PF investiga ataque hacker a empresa do setor financeiro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: PF

 

PF investiga ataque hacker a empresa de tecnologia que presta serviços a instituições financeiras

A Polícia Federal (PF) abriu investigação para apurar um ataque hacker à C&M Software, empresa especializada em soluções tecnológicas para instituições financeiras. Os criminosos invadiram os sistemas da companhia na terça-feira (1º) e conseguiram desviar recursos de contas reservas que os bancos mantêm no Banco Central (BC).

Até o momento, não há estimativas oficiais sobre o valor desviado nem a quantidade de instituições afetadas. A C&M Software afirmou que foi “vítima direta” da ação criminosa, que teria sido viabilizada por meio do uso indevido de credenciais de clientes – logins e senhas vazadas – para acessar os sistemas da empresa.

Segundo o Banco Central, o ataque não afetou diretamente os clientes finais das instituições, já que atingiu a infraestrutura tecnológica da C&M. Ainda assim, como medida de segurança, o BC determinou o desligamento do acesso das instituições financeiras às plataformas operadas pela empresa.

A C&M atua como intermediária na comunicação entre instituições conectadas ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), inclusive na estrutura do Pix. Embora não haja confirmação de prejuízos nessa modalidade de transferência instantânea, algumas instituições relataram instabilidade nas operações do Pix na manhã desta quarta-feira (2), reflexo do desligamento temporário da infraestrutura da empresa.

Em nota, a C&M informou que todos os seus sistemas críticos permanecem “íntegros e operacionais” e que os protocolos de segurança foram “integralmente executados”. Por orientação jurídica e para preservar o sigilo das investigações, a empresa não detalhou o caso.

Mais lidas

Sorte no campo: Agricultor de Paraíso do S...
Ruptura com o Congresso Escancara Crise e ...
Globo confirma estreia de Eliana aos domingos
...