PF indica indiciamento de Bolsonaro por venda ilegal de joias sauditas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser indiciado por venda ilegal de joias sauditas, indica investigação da PF

 

A Polícia Federal planeja incluir no relatório final do inquérito sobre as joias sauditas evidências de que o ex-presidente Jair Bolsonaro estava ciente da venda ilegal dos itens nos Estados Unidos. Segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, o material coletado pela corporação sugere que Bolsonaro deu aval para parte da operação comercial das joias.

 

O caso, que está próximo de ser encerrado, deverá resultar no indiciamento do ex-presidente. Além dele, membros de seu círculo próximo, como assistentes e advogados, também podem ser indiciados. Após a conclusão, o relatório será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise e possível apresentação de denúncia.

 

Durante as últimas diligências realizadas em maio nos Estados Unidos, os investigadores obtiveram imagens inéditas e entrevistas que corroboram detalhes sobre a venda e recompra das joias sauditas.

 

Em outubro de 2019, enquanto ocupava a Presidência, Bolsonaro recebeu um “kit de ouro branco” durante uma visita oficial à Arábia Saudita. O Tribunal de Contas da União (TCU) destacou que as joias pertenciam ao acervo da Presidência e não ao ex-presidente, tornando sua comercialização irregular. Durante as investigações, assistentes de Bolsonaro retornaram aos EUA para recomprar os itens.

 

Além deste inquérito, a Polícia Federal também está prestes a concluir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado, considerada a acusação mais grave contra Bolsonaro. O relatório final pode ser apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em julho.

Mais lidas

DF ganha índice inédito de sustentabilidad...
Moraes decide hoje sobre suposta violação ...
Caiado corre para proteger exportações goi...
...