PF apura tentativa de fuga de Mauro Cid

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Agência Senado

 

PF apura tentativa de fuga de Mauro Cid com passaporte português; Gilson Machado é preso

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (13). A operação investiga se o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, também detido nesta sexta, teria atuado para obter um passaporte português para que Cid deixasse o Brasil.

De acordo com a defesa do militar, o ministro Alexandre de Moraes chegou a determinar a prisão de Cid, mas revogou a medida logo em seguida. O advogado Cezar Bittencourt confirmou que seu cliente está prestando depoimento à PF nesta manhã.

Mauro Cid é réu no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), a eventual fuga de Cid poderia beneficiar o ex-presidente, considerado um dos principais aliados de Gilson Machado.

Segundo as investigações, Machado teria comparecido ao Consulado Português em Recife (PE) para solicitar a emissão de um passaporte europeu para Cid. O ex-ministro nega as acusações e alega que esteve no local apenas para auxiliar o pai.

Além disso, a PGR aponta que Gilson Machado participou de uma campanha para arrecadar recursos em benefício de Jair Bolsonaro. Em transmissões ao vivo e publicações nas redes sociais, o ex-ministro dizia que os valores seriam destinados a cobrir despesas médicas e honorários advocatícios, além de repasses para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está licenciado do mandato e reside atualmente nos Estados Unidos.

Em depoimento recente à PF, o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou que enviou dinheiro ao filho, mas negou qualquer envolvimento em campanhas de arrecadação pública.

Mais lidas

Últimos dias para ver exposição de Niemeye...
Ceilândia recebe novo estacionamento e ser...
Sesc FestClown 2025 chega a 8 regiões do DF
...