Valores são referentes aos resultados do primeiro trimestre de 2023 e serão pagos aos detentores de ações preferenciais e ordinárias
A Petrobras, estatal brasileira de petróleo, anunciou nesta quinta-feira, 11, que irá distribuir R$ 24,7 bilhões em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) aos seus acionistas referentes ao primeiro trimestre de 2023. O anúncio foi feito antes da divulgação do balanço com os resultados do trimestre, que está previsto para ser divulgado hoje após o fechamento do mercado.
Segundo a empresa, serão pagos R$ 1,893577 por ação preferencial (PETR4) e ordinária (PETR3). A data de corte para os detentores de ações na B3 é dia 12 de junho, e para os acionistas de ADRs negociadas na NYSE, nos Estados Unidos, será no dia 14 de junho.
A decisão da Petrobras em distribuir uma quantia tão expressiva em dividendos e JCP pode ser vista como um reflexo da melhora na performance financeira da companhia nos últimos trimestres, especialmente após a valorização do preço do petróleo no mercado internacional. No entanto, ainda há incertezas sobre como a empresa lidará com os desafios impostos pela pandemia e pela crise econômica global, o que pode afetar os resultados futuros.
Os dividendos e JCP são formas de remuneração aos acionistas de uma empresa, e a decisão de distribuí-los é tomada pelo conselho de administração. A Petrobras é uma das empresas mais importantes e valorizadas da bolsa brasileira, e a distribuição desses valores deve ter um impacto significativo no mercado financeiro.