Pesquisa aponta Gusttavo Lima como destaque na sucessão presidencial de 2026
O levantamento de intenções de votos da Genial/Quaest, divulgado nesta segunda-feira (3), revelou o potencial eleitoral do cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido) na corrida pela Presidência da República em 2026. O artista surpreende ao superar políticos tradicionais e se destacar como um dos principais nomes em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera todos os cenários analisados.
No primeiro cenário da pesquisa, Lula aparece com 30% das intenções de voto, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%. Gusttavo Lima surge logo atrás, com 12%, à frente do influenciador digital Pablo Marçal (PRTB), que tem 11%, e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%. Já os governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União) aparecem empatados com 3% cada.
No segundo cenário, sem Tarcísio e com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na disputa, Lula mantém a liderança com 28%, enquanto Gusttavo Lima e Pablo Marçal empatam na segunda posição, ambos com 12%. Eduardo Bolsonaro aparece logo atrás, com 11%, seguido de Ciro Gomes, com 10%, Romeu Zema, com 5%, e Ronaldo Caiado, novamente com 3%.
Os números evidenciam o crescimento do nome de Gusttavo Lima no cenário político nacional, sinalizando um potencial eleitoral relevante para a disputa presidencial de 2026.
O governador de São Paulo e Eduardo Bolsonaro saem do cenário 3, que traz Lula liderando com 32%, seguido por Marçal, com 14%. Gusttavo Lima é o 3º, com 13%, Ciro o 4º, com 12%. Zema pontua 4% e Caiado 3%.
Gusttavo Lima tem o melhor desempenho no cenário 4, obtendo 18% da preferência do eleitorado, sem Tarcísio, Eduardo e Marçal entre as opções de voto. O contexto também é o melhor para Lula, que lidera com 33%. Ciro Gomes pontua 13%, Zema, 8%, e Caiado, 4%.
2º turno
Nas simulações de 2º turno contra Lula, o cantor que apoiou a reeleição frustrada de Jair Bolsonaro (PL), em 2022, aparece com a menor desvantagem, de seis pontos percentuais, nos eventuais embates de 2º turno, pontuando 35% contra 41% do presidente petista. Na mesma simulação, o governador Tarcísio apresenta distância de nove pontos de Lula (34% contra 43%). E o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem o mesmo desempenho do influenciador Pablo Marçal, com dez pontos de desvantagem contra o atual chefe do Palácio do Planalto (34% contra 44%).
Cenários de 2º turno para 2026
– Lula 41% x 35% Gusttavo Lima
– Lula 43% x 34% Tarcísio
– Lula 44% x 34% Eduardo Bolsonaro
– Lula 44% x 34% Marçal
– Lula 45% x 28% Zema
– Lula 45% x 26% Caiado
A Quaest ouviu 4.500 pessoas, presencialmente, entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.