Pesquisa: Lula perde até pra Michelle, só ganha do Ratinho

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra vantagem da direita em disputas diretas contra o atual presidente; Lula só venceria Ratinho Júnior

 

 

 

Um levantamento nacional divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado em um eventual segundo turno contra três nomes da direita: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Lula venceria apenas em uma hipótese testada: se enfrentasse o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Segundo o instituto, considerado um dos mais assertivos em eleições recentes, Bolsonaro lideraria a corrida presidencial já no primeiro turno, com 38,5% das intenções de voto, contra 33,3% de Lula. Na terceira colocação aparece Ciro Gomes (PDT), com 9,7%, seguido por Ronaldo Caiado (União Brasil), com 3,6%; Eduardo Leite (PSDB), com 2,9%; e Helder Barbalho (MDB), com 1%. Os eleitores indecisos somam 4,2%, enquanto 7% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

No cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a vantagem do ex-presidente se ampliaria: 46% contra 40,4%. Outros 4,6% disseram não saber em quem votariam, e 9% declararam intenção de votar em branco ou anular o voto.

Variações regionais favorecem Bolsonaro

A análise regional da pesquisa aponta ampla vantagem de Bolsonaro em quase todas as regiões do país. Ele lidera com folga no Norte e Centro-Oeste (42,9% contra 23,8% de Lula) e no Sul (45,7% a 22,5%). No Sudeste, a diferença é de sete pontos percentuais: 40,2% a 33,1%. O único reduto em que Lula supera o ex-presidente é o Nordeste, com 44,5% contra 29,7%.

Michelle e Tarcísio também superam Lula em segundo turno

Caso Jair Bolsonaro decida não disputar a Presidência, sua esposa Michelle aparece como forte alternativa. Ela venceria Lula em um segundo turno por 45% a 41%. No primeiro turno, os dois aparecem tecnicamente empatados: 33% para Lula e 31% para Michelle, dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também superaria o petista em uma eventual disputa direta no segundo turno, por 43,4% a 40,6%. No entanto, em um cenário de primeiro turno, Lula lideraria com 34%, contra 27,3% do aliado bolsonarista.

Ratinho Júnior é o único derrotado por Lula

O único nome testado que seria derrotado por Lula em primeiro turno é o governador do Paraná, Ratinho Júnior. Nesse cenário, o petista venceria com 33,3% das intenções de voto, contra apenas 16,2% do representante do PSD.

A pesquisa reforça um cenário de acirramento político para as eleições presidenciais de 2026, com nomes da direita se consolidando como potenciais adversários competitivos frente a Lula, mesmo antes do meio do atual mandato.

Mais lidas

Pesquisa: Lula perde até pra Michelle, só ...
Canal Dourado conecta China ao Brasil e im...
Corrida pelo novo papa agita o Vaticano
...