Pesquisa de expectativa indica aumento de até 12,5% nas vendas durante a Páscoa

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Pesquisa de expectativas de vendas durante a Páscoa, realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, aponta um cenário positivo no comércio do Distrito Federal. Entre os lojistas entrevistados, 61,9% preveem um desempenho superior ao de 2024, demonstrando um otimismo maior em comparação ao ano anterior. A projeção média de crescimento para este ano é de 12,5%.

Entre os consumidores, a intenção de compra permanece aquecida. A maioria (72,2%) planeja adquirir produtos e demonstra maior disposição para gastar na data, refletida no aumento expressivo do ticket médio, que subiu de R$ 158,16 para R$ 233,98 em 2025.

“O otimismo pode estar ligado cenário econômico do DF, que se mostra mais favorável, com maior nível de emprego e renda que no ano passado”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Os ovos de chocolate seguem como os produtos mais procurados, sendo a escolha de 46,7% dos clientes. Em seguida, aparecem chocolates e trufas (31,7%) e bolos e doces (7,7%). Outros itens, como brinquedos e cestas de café da manhã, também figuram entre as opções de compra.

O cartão de crédito é a principal forma de pagamento entre os clientes (44,6%), seguido pelo pix ou transferências bancárias (28,4%) e débito (16%). O dinheiro foi o método menos escolhido, representando 11,1% das preferências. Já os lojistas esperam que 84,6% das compras sejam parceladas no crédito, enquanto 7,7% devem ser feitas no débito e outros 7,7% em dinheiro ou pix.

A maioria das compras deve ocorrer em lojas de rua (35,8%), em supermercados (27,7%) ou lojas de shopping (19,8%). As compras online são indicadas como alternativa para 6,8% dos consumidores.

Em relação ao horário de compra, 48,6% dos entrevistados pretendem ir às lojas no período da tarde, 29,4% à noite e 22% pela manhã. O sábado continua sendo o dia mais escolhido para as compras (37,3%), seguido pela sexta (18,7%) e pelo domingo (15,4%).

Estratégias de vendas

Para impulsionar as vendas, 68% dos lojistas planejam adotar estratégias comerciais, sendo as promoções a principal aposta (26,4%), seguidas pelas propagandas físicas ou em rede sociais (20,2%), pela diversidade de produtos (17,5%) e pela oferta de kits (11%).

A expectativa é de aumento nos preços em 2025, segundo 72,7% dos empresários entrevistados. Os principais fatores apontados para essa alta são o repasse de custos dos fornecedores (73,8%). Outros 24,7% dos lojistas afirmam que manterão os preços, enquanto apenas 2,6% indicam redução.

Para se preparar para a data, 47,4% dos empresários reforçaram seus produtos de Páscoa, 45,9% mantiveram a mesma quantidade e 6,7% reduziram seus estoques.

Metodologia

Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 5 a 26 de março de 2025. A abordagem de consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, resultando em uma amostra de 650 respondentes.

Já a abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma presencial, compreendendo uma amostra de 210 empresas dos segmentos relacionados à data comemorativa, concentrados em várias regiões do DF.

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