O descompasso entre base e cúpula partidária gera reação hostil de apoiadores e críticas de líderes locais do PT-DF, tudo por conta das últimas pesquisas do Distrito Federal.
A recente pesquisa IPEC (ex-Ibope) divulgada na última segunda, 15, coloca o candidato ao Governo do Distrito Federal, Leandro Grass (PV) em quinto lugar com 4% das intenções de votos.
Enquanto isso, o atual governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) aparece com 38% da intenção de votos.
Atualmente, Grass é candidato da federação PT-PV-PCdoB, porém voltaram a viralizar nas redes sociais postagens do deputado criticando o PT – mesmo sendo antigas as postagens, em um deles, o parlamentar, em agradecimento por ter sido eleito deputado distrital pelo antigo partido (Rede), declarou que votaria “com pesar e de forma muito crítica” em Fernando Haddad – então candidato à Presidência da República pelo PT.
Grass escreveu que o PT carrega “a marca da corrupção sistêmica” e afirma na mesma postagem que em 2014, campanhas foram feitas “com caixa 2 e desconstrução pessoal de Marina Silva pelo PT”.
O diretório de campanha do candidato à Presidência Lula (PT) declarou que não tinha conhecimento do teor das postagens do deputado Leandro Grass (PT).
O deputado Chico Vigilante (PT-DF), que foi contra a indicação de Grass – sempre teve reação hostil do resultado de um descompasso entre as decisões das cúpulas partidárias e os desejos da militância. O líder da bancada do PT na CLDF defendia o nome da professora Rosilene Correia como candidata a governadora do DF – Chico atuou desde o início pela professora, que chegou a ter nome aprovado por 39 votos e nome abstenções.
Em Brasília, levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta, 18, aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 41,2% das intenções de votos contra 30,3% do candidato do PT Lula.
Tanto Bolsonaro e Ibaneis lideram as intenções de votos – enquanto correligionários do Partido dos Trabalhadores não acreditam na sustentação à candidatura de Lula no DF.
Pelo visto, o PT de Grass amarga o pior resultado pífio de início de campanha na corrida pelo Buriti.