PDOT: População define o futuro do DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Planejamento territorial: participação popular define o futuro das cidades no DF

 

 

Para garantir a organização das cidades e o bem-estar de seus moradores, é essencial um planejamento territorial que contemple sustentabilidade, inclusão social, lazer, transporte, serviços públicos e moradia digna para toda a população.

 

Tudo começa com a ocupação planejada do território, considerando o perfil dos moradores, a vocação econômica da região e estratégias para estimular o desenvolvimento urbano. Em uma cidade bem planejada, é possível escolher entre morar próximo ao trabalho, em uma área mais afastada ou na zona rural, sempre com acesso facilitado à mobilidade e aos serviços essenciais.

 

O crescimento desordenado acarreta vários riscos, como a falta de moradia e saneamento básico, o aumento do desemprego e impactos ambientais negativos. Para evitar esses problemas, existe um instrumento fundamental: o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). No Distrito Federal, a lei vigente é de 2009 e está em processo de revisão pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), com a participação de representantes do governo e da sociedade civil.

Consulta pública: construindo o futuro do DF

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apresentou em uma reunião técnica do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) as pré-propostas elaboradas na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) para temas como macrozoneamento, regularização fundiária e oferta habitacional.

 

A reunião ocorreu nesta quinta-feira (27), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O encontro contou com a participação de técnicos de 29 órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), parlamentares e assessores, representantes do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), além dos integrantes do Comitê de Gestão Participativa (CGP), responsável pela participação social da revisão do PDOT.

 

A próxima reunião do GTI é prevista para o dia 6 de março, às 14h30, na sede da Seduh. O encontro será no auditório da pasta, no 18° andar do Edifício Number One, no Setor Bancário Norte (SBN), Quadra 01 da Asa Norte.

 

Mais lidas

Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
Drenar DF: a obra que fez Brasília respira...
...