PCDF prorroga validade de concurso com 100 vagas para perito criminal

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prorrogou o prazo de validade do concurso para perito criminal, aberto em 2016. O diretor-geral da corporação, Eric Seba, autorizou a prorrogação por ato publicado no Diário Oficial do DF, edição de terça-feira (7/8).

Desta forma, espera-se que mais aprovados sejam nomeados para exercerem a função que tem remuneração de R$ 16.830,85 para jornadas de 40 horas semanais.

O concurso público foi aberto em 10 de março de 2016 e ofereceu 20 vagas imediatas e 80 para formação de cadastro reserva. A seleção foi realizada pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e seria válida até 30 de agosto de 2017.

As chances foram para graduados em ciências biológicas, ciências contábeis, ciência da computação/informática, engenharia, farmácia/bioquímica, física, geologia, odontologia e química. Os candidatos foram avaliados em provas objetiva e discursivas, sindicância de vida pregressa e investigação social, exames biométricos e avaliação médica, prova de capacidade física, avaliação psicológica, prova de títulos e curso de formação.

Déficit de profissionais

De acordo com dados do Portal da transparência do Distrito Federal, há atualmente 4.102 postos vagos na Polícia Civil do DF. Somente para o cargo de perito criminal, são 179 postos vagos. O déficit para as demais funções são: agente policia de custódia (452), agente de polícia (2750), escrivão (398), papiloscopista (240) e perito médico legista (83).

Somente para a carreira de agente de polícia, conforme a Lei nº 12.803, foram aprovadas 5.649 vagas, porém, 2.750 estão desocupadas. Já o cargo de escrivão conta com a aprovação de 1.000 vagas e 398 estão vagas. Confira aqui o quadro completo sobre cargos vagos e ocupados na PCDF.

Novo concursos

Em 1° de agosto, a PCDF foi autorizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal (Seplag/DF) a realizar um novo concurso. A Seplag/DF informou que a PCDF poderá abrir 300 vagas para escrivão. Para concorrer é necessário ter nível superior em qualquer área de conhecimento, a remuneração inicial é de R$ 8.698,78. Saiba mais aqui!

Outras 1.800 vagas para agente de polícia foram solicitadas pelo órgão e encaminhadas à Seplag em fevereiro. Mas, em abril o TCDF impossibilitou a corporação de abrir um novo concurso para o cargo, já que existem 217 excedentes que poderiam ser prejudicados com a abertura de um novo edital.  Porém,  em 31 de julho, uma decisão do tribunal determinou que os candidatos já aprovados sejam convocados para um novo curso de formação e liberou a PCDF para realizar um novo concurso para agentes.

Mais lidas

Vídeo: Criança resgatada de incêndio em Fa...
Senac-DF oferece oficina gourmet gratuita ...
Celebração de Pentecostes altera o trânsit...
...