PCDF deflagra operação contra crimes ambientais e parcelamento irregular de solo em São Sebastião
Na tarde de quarta-feira (26), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema/Cepema), deflagrou a operação Morro da Cruz. A ação visou combater crimes ambientais e o parcelamento irregular de solo na região de São Sebastião.
Durante a operação, foi identificado que indivíduos estavam causando danos ambientais em morros da região, com o objetivo de criar lotes em áreas pertencentes à Terracap. A área envolvida está localizada dentro da Zona de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu.
Após monitoramento, os policiais prenderam em flagrante um homem de 40 anos, posseiro de um desses lotes irregulares, que estava construindo uma moradia sem a devida autorização ou licença dos órgãos competentes.
Além disso, os agentes identificaram o responsável pela venda do lote irregular, que poderá ser responsabilizado pelos crimes de parcelamento irregular de solo e dano ambiental.
Como a pena para o delito pode chegar a até quatro anos de reclusão, foi arbitrada fiança no valor de R$ 6 mil. O acusado pagou o valor e foi liberado.
A PCDF anunciou que irá intensificar as ações para combater esses crimes e prevenir novas práticas que atentem contra o Meio Ambiente.
Fonte: PCDF