PCDF mira hackers que desviam dinheiro de contas bancárias

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Polícia Civil (PCDF) realiza nesta quinta-feira (30) a Operação Mob Fools. Trata-se de uma ação contra hackers acusados de invadirem contas bancárias.

São cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão em Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Santa Maria, Sobradinho, Planaltina, São Sebastião, Planaltina de Goiás e Santo Antonio do Descoberto-GO.

As investigações duraram cerca de um ano e meio. Neste período, o grupo criminoso desviou, aproximadamente, R$ 1 milhão.

O grupo invadia as contas, subtraía os valores e transferia para contas de laranjas. Estes laranjas, então, sacavam o dinheiro e ficavam com 10% do montante. Os outros 90% iam para os hackers.

Além de sacar, o grupo costumava fazer transferências para contas de casas de câmbio para obter moedas estrangeiras, usadas para lavar o dinheiro extraído. Os acusados também pagavam boletos de empresas de fachadas, para dar aparência de legalidade ao crime.

Segundo a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco/PCDF), o grupo era organizado e usava de técnicas sofisticadas. A vítima não precisava autorizar ou clicar em nada para cair no golpe. Geralmente, só se percebia quando o débito indevido já estava feito.

O grupo se dividia da seguinte forma:

  • Laranjas, que emprestavam suas contas para receber a comissão de 10%;
  • Recrutadores, que aliciavam os futuros laranjas e pagavam as comissões;
  • Líderes, que invadiam as contas e gerenciavam todo o esquema.

A operação Mob Fools é da Coordenação Especial de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal (Cecor), coordenada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco). A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), a Divisão de Operações Especiais (DOE), o Departamento de Polícia Especializada (DPE) e o Departamento de Polícia Circunscricional (DPC) auxiliaram na ação.

Participaram da operação cerca de 130 policiais civis. Com informações do Jornal de Brasilia.

 

Mais lidas

Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
Drenar DF: a obra que fez Brasília respira...
...